União Europeia padroniza carregadores de celulares: diminuir lixo eletrônico

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para União Europeia padroniza carregadores de celulares: diminuir lixo eletrônico
Países e empresas deverão se adaptar aos novos carregadores de celular até 2024 - Foto: Getty Images

A União Europeia decidiu padronizar de forma provisória o uso de carregadores para celulares. Além de facilitar a vida do consumidor, a intenção é diminuir o lixo eletrônico. Atualmente, são 11 mil toneladas anualmente.

Países e fabricantes deverão se adaptar ao novo modelo até 2024. De acordo com nota publicada, todos os modelos deverão ser equipados com USB-C, independentemente da fabricação.

“Telefones celulares, tablets, e-readers, fones de ouvido, câmeras digitais, fones de ouvido e headsets, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis recarregáveis ​​por meio de um cabo com fio terão que ser padronizados”, afirmou Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia.

Só na Europa, são gastos em cabos e adaptadores o equivalente a R$ 13 bilhões por ano.

Resistência da Apple

A nova regra traz grandes mudanças para os usuários da Apple.

A empresa disse às autoridades da UE que a regra proposta tornaria obsoletos até um bilhão de dispositivos e acessórios que usam o conector Lightning proprietário da empresa, de acordo com um relatório do Parlamento da UE.

Mas o anúncio desta semana pode acelerar a mudança da Apple para USB-C e potencialmente levar a empresa a abandonar o Lightning em todo o mundo, para sempre.

E você, o que acha dessa iniciativa? É interessante?

E se fosse aplicada aqui?

Com informações de Bcharts