Medina, Filipinho e Tati lideram ação de limpeza de praia em Saquarema

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Medina, Filipinho e Tati lideram ação de limpeza de praia em Saquarema
Gabriel Medina, Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb participam de ação de limpeza de praia -Foto: Divulgação

Filipe Toledo, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb lideraram uma ação de limpeza na praia de Saquarema, no Rio de Janeiro.

O local será palco para a etapa brasileira da World Surf League (WSL) e os três representantes do nosso país fizeram questão de melhorar um pouco mais o aspecto da região.

A ação, contou com a parceria entre a cerveja Corona e a ONG Mar Sem Lixo. Os atletas retiraram da praia resíduos descartados de forma irregular, especialmente lixo plástico.

Preservação ambiental e o esporte

A razão pela qual os atletas abraçaram a causa foi para garantir uma melhor preservação ambiental para a região que é tida como o “Maracanã do surfe” para os brasileiros.

“Eu cresci na praia, então essa relação com o mar faz parte da minha história e de quem eu sou – sempre na água e com os pés na areia me sinto em casa, não importa onde eu esteja”, explica Gabriel Medina durante a limpeza na praia.

“O surfe também é sobre isso, estar em harmonia com a natureza e cuidar dos paraísos para que eles continuem recebendo a gente de braços abertos”, completa o surfista.

Líder do ranking mundial em 2022, Filipe Toledo também destacou a importância do esporte na infância e como quer passar o mesmo para as próximas gerações.

“Eu aprendi a surfar ainda criança, me inspirando nos passos do meu pai. Hoje, tendo filhos pequenos, busco passar adiante o amor pelo mar e pela natureza, que é tão generosa com todos nós”, explica.

“Precisamos cuidar do mundo para que muitas gerações ainda possam viver essas alegrias. Viver isso ao lado dos meus amigos dentro e fora da água é um privilégio”, afirma Filipinho.

Principal nome brasileiro em atividade no surfe feminino, Tatiana Weston-Webb relembrou que o surfe é um estilo de vida que preza por cuidar da natureza e busca engajar mais pessoas na causa.

“A praia é onde eu passo a maior parte do meu tempo, seja surfando nas competições ou apenas me divertindo com a família e os amigos. O surfe é mais do que um esporte, mas um estilo de vida que nos ensina diariamente a respeitar e cuidar da natureza. Precisamos fazer a nossa parte e engajar quem está à nossa volta a fazer o mesmo”, comenta Tatiana.

Após restrições por causa da pandemia de coronavírus, Saquarema, no Rio de Janeiro, volta a receber uma etapa da elite do surfe mundial pela primeira vez desde 2019, quando Filipe Toledo levantou o título nas águas cariocas. Na oportunidade, Medina e Weston-Webb foram até as quartas de final.

A ação foi uma parceria feita com o projeto Mar Sem Lixo - Foto: divulgação

A ação foi uma parceria feita com o projeto Mar Sem Lixo – Foto: divulgação

Com informações de Lance