Londrina ganha abrigo para animais de pessoas em situação de rua

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Londrina ganha abrigo para animais de pessoas em situação de rua
O abrigo de Londrina ajudará no acolhimento de animais e pessoas em situação de rua, principalmente nas noites frias - Foto: reprodução

A Prefeitura de Londrina divulgou que, a partir de agora, animais de pessoas em situação de rua de Londrina terão abrigo especial para se proteger, principalmente do frio.

Neste primeiro momento, o novo abrigo acolherá pessoas atendidas pelo projeto Operação Noite Fria. No entanto, a prefeitura divulgou que a intenção é aumentar o espaço ao longo dos próximos meses.

A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e com a Secretaria Municipal de Ambiente (Sema),

Cama e comida quentinha

Ao todo, estão sendo implantadas gradualmente dez vagas para o acolhimento de cachorros ou gatos das pessoas em situação de rua.

Os acolhidos terão cama, coberta, produtos de higiene animal, água e comida. Como a assistência social lida com pessoas, esta fica responsável pelos seres humanos acolhidos. Já a Sema é a responsável pelas questões dos cuidados aos animais.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, esse trabalho é fruto de uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Ambiente e Assistência Social que vem sendo feita há mais de um mês.

“Faz uns 40 dias que estamos trabalhando com essa ação, que não é só o acolhimento do pet, mas toda a preparação de quem vai ficar com o animal e de quem vai atuar no acolhimento, para que saiba acolher esse pet”, explica Jacqueline.

“O objetivo principal é que a pessoa que está em situação de rua não deixe de aceitar o acolhimento por preocupação com seu pet, por isso o envolvimento da Sema e da Assistência Social é tão importante”, conclui.

Orientação e cuidados básicos

Os trabalhos com a população de rua, que têm animal de estimação, tiveram início durante o Abril Laranja, mês da conscientização contra os crimes de maus-tratos aos animais e da prevenção da crueldade.

Desde então, os profissionais da Sema vêm conversando e orientando sobre a posse responsável e os cuidados básicos com os animais.

Os servidores da Sema têm entregado ração e feito a vacinação antirrábica dos cachorros e gatos de rua.

Na parceria, coube a eles se responsabilizar pela confecção da cama dos cães e gatos, pelos potes de água e comida, pela ração e pelas mantas dadas aos animais acolhidos.

“Queremos levar a mensagem de que os animais das pessoas que estão em situação de rua são bem-vindos nos acolhimentos, para que todos aceitem esses cachorros e gatos nos abrigos, especialmente, nas noites mais frias do ano, porque sabemos que se essas pessoas não puderem levar seu animalzinho, elas não vão para o acolhimento”, lembrou o secretário de ambiente, Ronaldo Siena.

Ideia replicada

O abrigo não é uma novidade no Paraná. Segundo a pedagoga da Sema e idealizadora da ação, Luciana Leite Monteiro, essa iniciativa já existe em outras cidades como em Cascavel e Balneário Camboriú e faz parte de um trabalho de conscientização e educação ambiental.

“Quarta-feira passada fomos conversar com a equipe do acolhimento, levamos os materiais e conversamos sobre os procedimentos que eles precisam tomar”, lembrou Luciana.

“O morador de rua precisa entender que ele tem sua parte na responsabilidade pelo acolhimento de seu cachorro ou gato. Isso significa que se o animal fizer cocô, seu tutor precisará recolher o material e para isso vai receber os sacos plásticos e as orientações. Também conversamos sobre a vacinação dos animais, que ficarão em camas ao lado da pessoa acolhida”, explicou.

Nos locais de acolhimento há um banner com as instruções e cuidados com os animais. A ideia é que, em breve, uma arte em grafite seja pintada nas paredes, com a temática animal.

Pessoas acolhidas terão comida e cama quentinhas - Foto: divulgação

Pessoas acolhidas terão comida e cama quentinhas – Foto: divulgação

Com informações de Jornal União