Por telefone, médico do Samu salva bebê de 44 dias que engasgou

-
Por Jéssica Souza
Compartilhar
Imagem de capa para Por telefone, médico do Samu salva bebê de 44 dias que engasgou
Na ligação, médico orienta o pai da bebê a aplicar a Manobra de Heimlich. Fotos: reprodução/vídeo

Que susto! Uma bebê de apenas 44 dias foi salva de um engasgamento graças a ajuda de um médico do Samu. Por meio da ligação, o profissional – e anjo dessa história – orientou os pais para que conseguissem aplicar a técnica de primeiros socorros. O caso aconteceu em Sobral, no Ceará.

O chamado foi atendido pelo médico de plantão, Bruno Schmitt, às 19h30 do dia 23. Na ligação, os pais explicaram que a bebê tinha se engasgado durante a amamentação.

“A mãe, Janaína, estava muito aflita, chorando. Tentei acalmá-la para passar as orientações, mas ela estava muito nervosa. Quem estava com a bebê era o pai. O pai obedeceu às orientações e foi seguindo os meus conselhos. Colocou a criança de bruços sobre os seus braços, e realizou manobras de massagem para ajudar a desobstruir as vias aéreas”, relata o médico.

Manobra de Heimlich

Na ligação, Bruno orienta o pai da bebê Ísis, o bancário Eder Ávila França, 50, a aplicar a Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de obstrução das vias aéreas superiores como o engasgamento.

O pai obedeceu às orientações e foi seguindo os conselhos do médico. Colocou a criança de bruços sobre os seus braços e realizou manobras de massagem para ajudar a desobstruir as vias aéreas.

Após seguir certinho o passo a passo da Manobra, o bancário respira aliviado e fala: “Nossa, melhorou a cor dela. Ela tá chorando”, diz na gravação.

Final feliz

Na gravação ainda dá para ouvir o chorinho da bebezinha. Bruno disse que ficou muito feliz ao ouvir o choro da criança.

“Eu comecei a escutar o choro da bebê, e isso foi muito bom, muito gratificante. A gente saber que, naquele momento, teve uma vida salva… O pai agradeceu”.

Graças a Deus e ao Bruno que a bebezinha está bem! Parabéns pelo profissionalismo!

Assista ao momento da ligação:

Com informações de Jornal Jangadeiro