Paciente se emociona ao receber visita da gata de estimação. VÍDEO

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Paciente se emociona ao receber visita da gata de estimação. VÍDEO
A equipe permitiu que a paciente reencontrasse a gatinha de estimação no hospital - Foto: reprodução HSAN

Um reencontro para lá de especial aconteceu na última quinta-feira (23), no Hospital Santo Antônio, de Blumenau. Uma paciente, de 42 anos, que está internada há mais de 30 dias e sem previsão de alta, recebeu a visita da gata de estimação dela, a Mia.

O momento só foi possível graças a empatia da equipe do atendimento humanizado defendido pelo hospital.

A ideia de levar o animal para encontrar o tutor foi da psicóloga hospitalar Luana Schramm, que ouvia sempre a paciente dizer que estava com saudades da fiel companheira dela. Que bonitinho, não é?

Atendimento humanizado

“Sinto muita saudade, ela sempre esteve perto de mim todos os dias”. Essa frase era comum sempre que Luana conversava com a Elizabeth de Souza Silva.

Vendo a importância do sentimento, o hospital se mobilizou para trazer o animal para dentro da instituição.

Para tornar possível foram alguns dias, pois há os protocolos a serem seguidos juntamente com o SCIRAS (Serviço de Controle de Infecção Relaciona a Assistência à Saúde). Após as validações e carteirinha de vacinação do animal em dia, o encontro aconteceu.

O esposo da paciente contou que a mulher é apaixonada pela gata de estimação e o reencontro foi um impulso a mais para manter a recuperação dela.

“Pela manhã soubemos que ela iria passar por uma nova cirurgia, obviamente ficamos muito tristes, mas sabíamos que no final do dia ela teria uma surpresa”, disse.

Para a psicóloga, a ação traz inúmeros benefícios para a paciente.

“O objetivo da visita foi proporcionar uma experiência humanizada e minimizar o sofrimento psíquico e sintomas ansiosos que o processo de adoecimento, incertezas e longa internação podem causar”, explica Launa.

A visita foi baseada em estudos que evidenciam que o contato com animais de estimação libera neurotransmissores hormonais responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar, bem como, ocorre a diminuição do neurotransmissor hormonal do estresse.

“Dessa forma, a visita age como um estímulo positivo para uma sensação de ânimo, tornando-se um impulso para continuar o seu processo de hospitalização e tratamento”, finaliza a psicóloga.

Após passar pelo procedimento cirúrgico, a paciente se encontra bem e com o sentimento de gratidão pelo reencontro com a gatinha Mia.

Elisabeth, Mia e a equipe do hospital - Foto: reprodução HSAN

Elisabeth, Mia e a equipe do hospital – Foto: reprodução HSAN

Mia é uma grande companheira de Elisabeth - Foto: HSAN

Mia é uma grande companheira de Elisabeth – Foto: HSAN

Veja o momento do reencontro entre Elisabeth e Mia:

Com informações de HSAN