Brasileira é campeã de fisiculturismo nos EUA aos 36 anos

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Brasileira é campeã de fisiculturismo nos EUA aos 36 anos
Priscilla Lynd ficou em 1º lugar na categoria overall e se tornou campeã de fisiculturismo em Nova York - Foto: arquivo pessoal

A brasileira Priscilla Lynd ficou em 1º lugar na categoria overall e se tornou campeã de fisiculturismo, este mês, em um torneio realizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Priscilla é fisioterapeuta e fisiculturista. Nascida em Fortaleza, no Ceará, a atleta profissional tem 36 anos e sempre gostou de esportes, mas somente há cerca de um ano decidiu começar a competir nas categorias amadoras e desde então não parou mais.

Mãe de uma menina de 3 anos, fruto do casamento com um americano, a brasileira contou que interrompeu os treinos por causa da gravidez e depois voltou com tudo.

“Aos 15 anos me mudei para os Estados Unidos e já na escola eu jogava vôlei, futebol, praticava corrida. Aos 18 anos eu entrei para a academia e também fiz crossfit por cerca de nove anos, fiquei grávida, parei por um tempo, até que perto de completar 35 anos decidi pelo fisiculturismo”, relata.

Foi difícil no começo

Priscilla lembra que as primeiras competições foram difíceis e os resultados não foram os que ela esperava, mas serviram de motivação para continuar lutando até conquistar o direito de competir nos torneios nacionais dos Estados Unidos.

“Em novembro de 2020, após um ano de cancelamentos por causa da pandemia, resolvi competir pela primeira vez na categoria Bikini, mas não me qualifiquei para subir de categoria, ficando em 14º lugar, e aumentei a intensidade da preparação. Por orientação dos próprios juízes passei a competir na categoria Wellness e já em abril de 2021 consegui melhorar meu desempenho ficando entre as cinco primeiras”, afirmou.

Categoria popular

A categoria Bikini é a divisão feminina mais popular atualmente, segundo Priscilla.

As competidoras usam maiô de duas peças, saltos altos e joias cintilantes, e são julgadas pela aparência física geral, incluindo pele e apresentação. A atitude no palco conta muito também.

Em junho deste ano, a atleta participou do NPC Juniors Nacional e conseguiu o Pro Card ao ficar em terceiro lugar.

O Pro Card é um documento que permite ao atleta competir em torneios profissionais da modalidade. Foi a partir dessa conquista que a fisiculturista conseguiu a mais recente e importante conquista.

“Acabei de ganhar o Master and Open Overall no NPC Universe em Nova York, onde conquistei meu IFBB Pro Card e agora posso competir em ligas profissionais do mundo”.

E vem mais por aí

“Em agosto estarei em Tampa, na Flórida, em um torneio nacional que pode me qualificar para o Olimpya, torneio mais importante do ano, que é como uma final de copa do mundo do fisiculturismo a ser realizado em dezembro em Las Vegas”, comemora.

A intensidade, contudo, não dura o ano todo. A cearense explica que quando não está se preparando para competir aproveita as temporadas livres para curtir a família e beliscar algum doce, mesmo assim, evitando os exageros.

“Esse corpo que você vê no palco é para aquele dia de competição, não o tempo todo, não é saudável. Tenho duas a três refeições livres por semana, sigo o plano mesmo nas temporadas livres, isso inclui hambúrger, batata frita, sushi, uns dois pedaços de pizza, um pedaço de berinjela com adoçante para passar a vontade de comer doce, mas tudo regulado”, diz sorrindo.

Prestes a subir no palco de um torneio nacional já como atleta profissional, tudo o que Priscilla mais deseja é ficar pelo menos no top 5 e garantir presença no Olympia no fim do ano.

O corpo de Priscilla antes e agora - Foto: arquivo pessoal

O corpo de Priscilla antes e agora – Foto: arquivo pessoal

A brasileira brilhando nos Estados Unidos - Fotos: arquivo pessoal

A brasileira brilhando nos Estados Unidos – Fotos: arquivo pessoal

A fisiculturista e seu treinador norte-americano, Clay Parker - Foto: Arquivo pessoal

A fisiculturista e seu treinador norte-americano, Clay Parker – Foto: Arquivo pessoal

Priscila levanta o trofeu de campeã de fisiculturismo no NPC Universe - Foto: reprodução

Priscila levanta o trofeu de campeã de fisiculturismo no NPC Universe – Foto: reprodução

Com informações do G1