Tecnologia 5G no Brasil. Veja primeiras cidades e quais celulares são compatíveis

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Tecnologia 5G no Brasil. Veja primeiras cidades e quais celulares são compatíveis
A Anatel informou que a tecnologia 5G já está ativa no Brasil e disponibilizou a lista completa de celulares compatíveis - Foto: reprodução

A tecnologia 5G foi implementada no Brasil e já está funcionando para alguns aparelhos.

A primeira cidade a oferecer o sinal é Brasília, mas segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) logo as outras regiões também terão o acesso liberado.

Chamada de “a próxima geração da internet móvel”, a tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. Veja o que muda no acesso do seu celular!

Internet das coisas

A tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que possibilita a conexão direta entre objetos pela internet.

De acordo com a Anatel, a nova tecnologia de conexão poderá possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

O sinal tem um menor atraso na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos. Maravilhoso, não é?

Com a ultra velocidade, a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, será melhorada.

Primeira operadora e primeira cidade

A TIM é a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro e em Brasília. A princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal.

Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, melhorando o alcance da tecnologia para 65% da população.

Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, as próximas cidades a receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas.

No início de junho, a agência reguladora definiu que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia.

Como acessar?

Para ter acesso à tecnologia 5G, é necessário ter um chip e um aparelho que aceite a conexão.

O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro. Veja a lista completa clicando aqui.

O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. No site da Anatel é possível encontrar a lista completa dos celulares homologados para o sinal.

A Anatel ainda informa que, em alguns modelos, o ícone 5G pode ser mostrado, mesmo o aparelho não estando na lista.

Nesses casos, o aparelho não opera o sinal 5G puro, mas o 5G no modo Dynamic Spectrum Sharing (DSS) ou non-standalone (NSA), chamado de 5G “impuro” por operar na mesma frequência do 4G, na faixa de 2,3 gigahertz (GHz).

Dependendo da interferência, o sinal 5G “impuro” chega a apresentar velocidades inferiores ao 4G, inclusive.

A tecnologia 5G chegará em todas as cidades do Brasil ainda em 2022 - Foto: reprodução

A tecnologia 5G chegará em todas as cidades do Brasil ainda em 2022 – Foto: reprodução

Com informações de Valor