Dia do Rock: ex-DJ brasileiro guarda 20 mil discos de vinil em casa

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Dia do Rock: ex-DJ brasileiro guarda 20 mil discos de vinil em casa
No dia do rock, o quarto no qual o ex-DJ Valdir guarda sua coleção de 20 mil discos de vinil - Foto: Giovana Cristina Rodrigues / Divulgação

No dia do Rock, comemorado nesta quarta, 13 de julho, você vai conhecer um brasileiro que tem uma coleção invejável de 20 mil discos de vinil, todos guardados em casa. Nem dá para imaginar o valor desses discos no mercado atual.

Ele é um fã de Elvis Presley chamado Valdir Finder, de Joinville, Santa Catarina. Ex-DJ, hoje com 74 anos, ele tem um quarto inteiro apenas para o acervo, que começou a ser montado durante a juventude.

E Valdir cuida com um carinho impressionante dessa imensa coleção. A maioria dos discos, segundo ele, só de rock ‘n’ roll. Valdir diz que é chamado de o “pai da discoteca em Joinville”, e que a trajetória nos clubes noturnos, que começou em 1974, o ajudou a incrementar a coleção, porque precisava estar sempre atualizado nos lançamentos.

Discos doados

Muitos dos discos foram doações de amigos, que sabiam do acervo que guardava e Valdir nunca se desfez de um exemplar sequer.

“Sou um colecionador, mas não aquele doente, que tem que virar meio mundo para conseguir. Como as pessoas sabiam que eu tinha uma coleção e guardava, me davam, diziam que tinham pena de botar para fora, de levar para o sebo”, contou.

A chegada dos CDs

A partir da década de 80, com a ascensão dos CDs, as doações se tornaram frequentes. Em uma das ocasiões, segundo ele, recebeu 350 discos de vinil de uma só pessoa.

A casa de 60m² do aposentado passou a não comportar mais os milhares de exemplares e, por isso, a coleção agora fica em um cômodo exclusivo de vinis e CDs, na residência de uma das filhas, também em Joinville.

“Aqui na minha casa não tinha mais espaço”, admite.

Fã de Elvis

Na coleção tem de tudo, mas predomina o rock ‘n’ roll dos anos 50.

O músico norte-americano Jerry Lee Lewis tem espaço especial na galeria. “Ele fez um grande show e esse é um dos meus preferidos”, conta.

É Elvis Presley, porém, quem domina a coleção de Finder, que é fã assumido do rei do rock’n’roll.

A paixão pelo rock

A paixão pelo rock nasceu nos anos 60, quando um amigo lhe apresentou alguns cantores da época.
Foi ele quem juntou Finder e a esposa, em 1968, com quem é casado até hoje e tem três filhas, além de netos.

“Muitos amigos vinham aqui em casa escutar musica. Tinham alguns entusiastas, e um deles me contratou para tocar em uma festa”, relata o –ex-DJ.

Foi num salão no bairro Iririú, em 1974, que a carreira começou.

Hoje ele guarda a saudade dos velhos tempos e essa preciosidade de discos de vinil que, mais do que valor comercial, têm um valor sentimental inestimáveis.

Valdir é fã de Elvis Presley - Foto: Giovana Cristina Rodrigues / Divulgação

Valdir é fã de Elvis Presley – Foto: Giovana Cristina Rodrigues / Divulgação

O ex-DJ guarda verdadeiras relíquias do rock em casa - Foto: Giovana Cristina Rodrigues / Divulgação

O ex-DJ guarda verdadeiras relíquias do rock em casa – Foto: Giovana Cristina Rodrigues / Divulgação

Com informações do G1