Novo RG começa em agosto em alguns estados. Veja como pedir

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Novo RG começa em agosto em alguns estados. Veja como pedir
O novo RG poderá ser emitido a partir de agosto em alguns estados. A implementação será gradual e acontecerá para todos até 2023. - Foto: divulgação

Após divulgar o modelo do novo RG, o Governo Federal anunciou agora a data para início das emissões. Somente alguns estados estarão na lista neste primeiro momento.

A primeira fase de implementação da nova Carteira de Identidade Nacional, começará no dia 04 de agosto. Por enquanto, ela poderá ser solicitada apenas por brasileiros que moram em Minas Gerais, Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A transição para os outros estados será gradual e acontecerá até março de 2023. Este é o prazo final para adaptação das Secretarias de Segurança Pública e instituições responsáveis pela distribuição e emissão do documento.

O que muda com o novo documento?

A principal mudança prevista está na unificação das informações dos brasileiros através do CPF, e não mais do RG.

Essa unificação de informações no novo RG, traz mais segurança aos dados dos brasileiros e deverá evitar fraudes e crimes.

Terá QR Code

Outra mudança no novo modelo da carteira de identidade é a inclusão do QR Code, que já está presente nas Carteiras Nacionais de Habilitação desde 2017.

Com o código, cada pessoa terá acesso a versão digital do RG, através de um aplicativo que ainda não foi liberado pelo governo.

Com o RG digital, você terá um documento válido legalmente quando precisar comprovar a identidade.

Há ainda a previsão de que o aplicativo funcione como uma espécie de carteira digital, integrando informações como a carteira de vacinação, habilitação, de trabalho e até mesmo a certidão de nascimento.

Também entrará no novo RG o código MRZ, que permite embarque nos terminais de autoatendimento para viagens aos países do Mercosul.

Como solicitar

Para o cidadão emitir o novo modelo atualizado e unificado do documento de identidade, é necessário se dirigir até o Instituto de Identificação da cidade em que reside, a partir do dia 4 de agosto.

Ele poderá aderir às versões online e impressa do novo RG.

A intenção é que nenhum brasileiro fique sem o seu documento de identificação, porque muitos não têm acesso à internet.

A previsão é que o documento seja emitido e distribuído de forma gratuita para todos os brasileiros.

Não é obrigatório 

Por enquanto, o processo para emissão ainda está em fase de alinhamento e está sendo definido pelo Governo Federal e as instituições responsáveis em cada estado.

Segundo o que já foi publicado até o momento, quem tem o modelo antigo do RG não é obrigado a substituir o documento de imediato.

A carteira de identidade passa a ter validade de 10 anos, portanto, a troca pode ser feita gradualmente, conforme o documento chegue a esse prazo.

A nova carteira de Identidade será unificada com outros documentos - Foto: divulgação

A nova carteira de Identidade será unificada com outros documentos – Foto: divulgação

Com informações de Concursos no Brasil