É hoje! Aulão gratuito de inglês do Educa Mais Brasil e CNA Go. Inscrições abertas

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para É hoje! Aulão gratuito de inglês do Educa Mais Brasil e CNA Go. Inscrições abertas
O aulão de inglês do Educa Mais Brasil terá certificado para os participantes - Foto: Adobe Stock

Atitudes positivas para valorizar as potencialidades humanas e edificar o conhecimento não são somente dignas de admiração como devem ser compartilhadas. Exemplo é o aulão gratuito de inglês que será oferecido ao público, nesta terça-feira (19), às 19h30, no Zoom, com direito a certificado de participação.

A iniciativa é fruto da parceria entre o maior programa de inclusão educacional do país, o Educa Mais Brasil, e a escola de idiomas CNA Go. Gostou? Então aproveite e se inscreva agora por meio deste formulário eletrônico.

Lembre-se que o mercado de trabalho exige habilidades além dos conhecimentos técnicos. E cursos gratuitos têm sido grandes aliados de quem precisa se qualificar para conquistar uma vaga de emprego. O aulão de inglês, que será conduzido pelo professor Alessandro Vasconcelos, vai abordar exatamente a importância do conhecimento linguístico no mercado de trabalho.

“O objetivo é trazer uma série de perguntas e respostas mais corriqueiras nas entrevistas de emprego e mostrar o diferencial de pronúncia. Tentar trazer uma experiência real e dar ao participante a oportunidade de simular uma entrevista em inglês. Quem participar vai se aventurar a falar e ouvir a pronúncia correta das frases. A meta é fazer com que percebam a diferença entre a pronúncia aprendida nas aulas de inglês com uma situação real”, explica Alessandro.

Cursos gratuitos fortalecem o aprendizado

A operadora de marketing Marília Gonçalves, de 25 anos, hoje celebra o retorno ao mercado de trabalho após ficar desempregada. “Foi um período muito difícil ficar sem emprego, mas me deu tempo para fazer diversos cursos pagos e gratuitos que me ajudaram muito para conseguir a vaga que ocupo atualmente”, afirma a jovem.

Marília tem o ensino médio completo e reconhece a importância de se qualificar para manter-se em vantagem competitiva nas seleções e, para ela, a falta de condição para pagar um curso não é desculpa, pois ela recorre aos conteúdos gratuitos disponibilizados na internet.

“Quando tenho tempo, faço alguns cursos como de Excel e atendimento ao público. Para o meu trabalho é muito importante e acredito que todos os cursos que fiz foram importantes para me atualizar sobre as demandas do mercado de trabalho”, destaca.

Conhecimento linguístico é habilidade fundamental

O professor de inglês Alessandro Vasconcelos ressalta que no mercado de trabalho, além de planejar o sucesso com base no conhecimento acadêmico, é importante planejar e avançar no conhecimento linguístico.

“É preciso que os jovens entendam que, além da faculdade, é preciso ter uma dedicação real com o aprendizado de outro idioma. Hoje o mercado de trabalho exige que o jovem amadureça mais rápido, é mais dinâmico do que um tempo atrás”, enfatizou.

Com mais de 15 anos em sala de aula, o professor enxerga que a dificuldade em se expressar em inglês, mesmo conhecendo as palavras, é situação comum entre os alunos.

“É bastante recorrente a pessoa conseguir entender um pouco de inglês, principalmente quem trabalha em áreas técnicas porque já está acostumado com termos no idioma, mas a dificuldade, muitas vezes, não está em ler ou ouvir inglês, mas em falar porque a grafia nem sempre é igual à pronúncia. Então há, muitas vezes, dificuldade em se expressar”, pontuou.

Sobram vagas para fluentes em inglês

Apesar do Brasil ter 11 milhões de desempregados, segundo dados mais recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), existem vagas de trabalho não ocupadas por falta de candidatos com conhecimento na língua inglesa. Apenas 1% da população brasileira fala inglês fluentemente, segundo dados da pesquisa recente do British Council.

Um profissional fluente na língua inglesa pode ter um salário até 61% maior do que aqueles que não possuem essa qualificação, segundo levantamento feito pelo site de recolocação profissional Catho. Além do quesito financeiro, o domínio no idioma abre portas para trabalhar em empresas multinacionais e traz maiores chances de manter-se empregado.

A Senior HR Business Partner Carla Barros tem mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos e celebra as oportunidades adquiridas a partir da fluência em inglês. Com passagens por empresas de origem americana, inglesa e alemã, hoje ela trabalha em uma multinacional holandesa e garante que dominar outro idioma foi fundamental para as vagas que conquistou.

“O inglês abre portas a médio e longo prazo. Se você trabalha em empresas multinacionais terá muito mais oportunidades. Os profissionais que falam inglês conseguem se aproximar dos colegas de suas respectivas áreas globalmente e, ainda, se tornam pontos focais para temas importantes. Talvez no início da carreira seja muito difícil visualizar tudo isso, mas estudar inglês desde cedo é um grande investimento que trará frutos inimagináveis no futuro”, reconhece a profissional.

Teste de nivelamento de inglês gratuito

À frente de diversos recrutamentos, Carla Barros afirma que o candidato que possui conhecimento em inglês tem – inegavelmente – maiores chances de conseguir uma vaga.

“Sim, é verdade. O profissional que domina o idioma inglês poderá participar de reuniões, treinamentos, eventos e calls com pessoas de outros países. A partir de um certo nível profissional é muito difícil dar o próximo passo se não dominar o inglês. Por isso as organizações já buscam no mercado candidatos com o domínio e fluência no idioma”, destacou.

Para saber o seu nível de inglês e ser mais assertivo na hora de incluir a informação no currículo, o teste de nivelamento de inglês do Educa Mais Brasil é um aliado. Trata-se de uma ferramenta gratuita e on-line disponível no site do programa de inclusão educacional.

Afinal, nada adianta informar no currículo um nível de conhecimento além do que realmente possui. Os profissionais de Recursos Humanos são preparados para identificar o candidato que tenta simular fluência com intuito de conquistar a vaga.

“Normalmente, durante a entrevista o profissional de RH já faz algumas perguntas com o candidato em inglês para verificar a fluência verbal. Muitas vezes, também são aplicados testes on-line ou através de empresas especializadas que avaliam o candidato. Caso fique verificado que o nível de inglês do candidato é incompatível com o que foi informado no currículo, ele provavelmente será eliminado e não seguirá no processo”, avaliou Carla.

Professor Alessandro Vasconcelos é convidado para participar de aulão gratuito de Inglês - Foto: Estúdio Mol

Professor Alessandro Vasconcelos é convidado para participar de aulão gratuito de Inglês – Foto: Estúdio Mol

Com informações da Agência Educa Mais Brasil