Chocolate reduz a pressão arterial e protege o coração, mostra estudo

Chocolate é uma delícia e ainda faz bem à saúde. Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, comprovou que o consumo de cacau, matéria-prima do chocolate, ajuda a reduzir a pressão arterial e a deixar os vasos sanguíneos mais elásticos.
Isso se deve ao nutriente flavonoide, responsável pela ação protetora.
“Os remédios tradicionais não funcionam para uma boa proporção de pessoas, então, podemos começar com uma intervenção de saúde como essa, por meio dos flavonoides, em alguns grupos”, afirmou Christian Heiss, autor do estudo, em entrevista ao jornal The Sun.
A pesquisa
Os pesquisadores selecionaram 11 pessoas saudáveis, sem problemas cardiovasculares, para participarem do estudo.
Elas foram analisadas durante oito dias, enquanto ingeriam um suplemento de flavonoides ou um placedo.
O extrato de uma pílula correspondia à quantidade de flavonoides contidos em 500 gramas de chocolate amargo.
Cada indivíduo recebeu um monitor de pressão arterial e um clipe de dedo para medir a velocidade do sangue. As medidas eram feitas pelos participantes durante o dia e de hora em hora.
Resultado
A análise dos cientistas concluiu que o consumo do suplemento diminuiu significativamente a pressão e a rigidez arterial dos participantes.
A diminuição da pressão ocorreu dentro da faixa normal, não constituindo um problema para os voluntários.
O próximo passo será testar o suplemento em pacientes com doenças cardiovasculares.
Portanto, bora comer um chocolate! Mas atenção! Os pesquisadores alertam: nada de exagerar no consumo!
Com informações de F5 News

Avó de 65 anos levanta 140 kg e vira tricampeã mundial de levantamento de peso na Inglaterra
Sai ranking das melhores companhias aéreas de 2026: LATAM e Azul lideram na América do Sul
Aos 81 anos avó viaja o mundo sozinha, faz cruzeiro e dá conselho aos mais jovens; vídeo
Nova espécie de gato selvagem que parece tigrinho é descoberta por brasileiro; vídeo
Golden recebe ladrão com brinquedos e repete a brincadeira quando a polícia chega; vídeo
Bebê nasce fazendo pose de milionário, diverte os médicos e vídeo alcança 37 milhões
Aposentado que votar nas eleições não precisará fazer Prova de Vida do INSS; entenda
Flávia Saraiva conquista dois ouros na Copa do Mundo de ginástica; Rebeca leva prata
Primeiro navio brasileiro com tripulação 100% feminina faz viagem inaugural; vídeo
Pix ganha novas regras para conta salário, fraudes e boletos; veja o que muda