São Paulo já tem 5G. Veja como acessar a internet mais rápida

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para São Paulo já tem 5G. Veja como acessar a internet mais rápida
A Anatel informou que a tecnologia 5G já está ativa no Brasil e disponibilizou a lista completa de celulares compatíveis - Foto: reprodução

Chegou a vez de São Paulo receber o sinal de internet 5G, que está ativo no Brasil desde julho. A implementação está acontecendo aos poucos nas cidades brasileiras, seguindo o planejamento traçado pela Anatel.

A cidade de São Paulo teve a tecnologia ativada e os moradores da capital já podem aproveitar o sinal de alta velocidade desde esta quinta-feira (04). Foi a quinta cidade brasileira a receber a internet 5G.

A ativação do sinal na capital paulista aconteceu após a implementação em Brasília, que marcou a estreia da internet 5G no Brasil, em 6 de julho. As próximas capitais a receberem o 5G serão João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte. As demais cidades seguem o cronograma da Anatel até o final de 2022.

Cobertura limitada

Inicialmente, a cobertura está presente em apenas 25% da área urbana de São Paulo, informou a Agência Nacional de Telecomunicações.

A maior concentração de antenas está no Centro Histórico, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor no início do processo.

O que é a internet 5G?

A tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que possibilita a conexão direta entre objetos pela internet.

De acordo com a Anatel, a nova tecnologia de conexão poderá possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

O sinal tem um menor atraso na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos. Maravilhoso, não é?

Com a ultra velocidade, a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, será melhorada.

Como acessar?

Para ter acesso à tecnologia 5G, é necessário ter um chip e um aparelho que aceite a conexão.

O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro. Veja a lista completa clicando aqui.

O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. No site da Anatel é possível encontrar a lista completa dos celulares homologados para o sinal.

A Anatel ainda informa que, em alguns modelos, o ícone 5G pode ser mostrado, mesmo o aparelho não estando na lista.

Internet 5G segue por todo o Brasil

A ativação da tecnologia nas capitais estava originalmente prevista para acontecer até 31 de julho, mas o prazo foi prorrogado por mais 60 dias, o que já era previsto no edital do 5G.

O motivo é a escassez de equipamentos importados da China, usados para barrar interferência do 5G com outros sinais de telecomunicação.

Pelas regras do edital do leilão do 5G, realizado no ano passado, as operadoras precisariam instalar uma antena a cada 100 mil habitantes no início das operações.

Dessa forma, Tim, Claro e Vivo deveriam ativar cerca de 460 estações até o fim de setembro em São Paulo.

Segundo a Anatel, por sua vez, até o início da semana a agência já recebeu mais de 1,3 mil pedidos de licenciamento, quase o triplo do total de antenas que deverão ser instaladas na capital paulista neste ano. Esse é um dado muito bom!

A tecnologia 5G chegará em todas as cidades do Brasil ainda em 2022 - Foto: reprodução

A tecnologia 5G chegará em todas as cidades do Brasil ainda em 2022 – Foto: reprodução

Com informações de IstoÉ Dinheiro