Ashton Kutcher diz como superou doença que o impediu de ver e andar

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Ashton Kutcher diz como superou doença que o impediu de ver e andar
Ashton Kutcher revelou como superou a vasculite, uma doença autoimune que limitou visão, audição e movimentos dele por dois anos - Foto: reprodução

Galã de Hollywood, o ator Ashton Kutcher, de 44 anos, virou notícia nesta semana após falar, pela primeira vez, sobre como superou a Vasculite, uma doença autoimune que o deixou sem ver, ouvir e andar por quase dois anos.

Ele se abriu a respeito da doença no programa “Celebridades à prova de tudo: o desafio”, com o apresentador Bear Grylls, da National Geographic.

Ashton contou que foi diagnosticado com um tipo de vasculite autoimune: “Três anos atrás, eu tive uma forma estranha e super rara de vasculite, que derrubou minha visão, minha audição e meu equilíbrio”, contou.

‘Sorte de estar vivo’

Para o ator, o conceito dele mudou muito sobre coisas que, muitas vezes, não valorizamos como devemos.

“Você realmente não aprecia isso [os sentidos] até perder. Até que você entende, ‘eu não sei se eu vou ser capaz de enxergar de novo, poder ouvir de novo, não sei se vou conseguir andar de novo. Tenho sorte de estar vivo'”, disse o ator no programa.

Sem se deixar abalar pelos desafios que a doença gerou, o ator afirmou que procurou ver a situação como uma oportunidade de crescimento.

“No minuto em que você começa a ver seus obstáculos como coisas feitas para você, para dar o que você precisa, então a vida começa a ficar divertida, certo? Você começa a surfar em cima de seus problemas em vez de viver debaixo deles”, pontuou.

Primeira aparição

Na última segunda (08), Ashton Kutcher esteve publicamente com a esposa, a atriz, Mila Kunis, em um evento beneficente em Los Angeles, nos Estados Unidos. Foi a primeira vez que o ator apareceu em público após falar sobre a doença.

Ele não falou sobre o problema de saúde, mas mostrou que se divertiu muito com Mila. O casal chegou a jogar pingue-pongue no local, que é famoso pelas partidas de beisebol.

Diferentes tipos de vasculite

“Vasculite significa inflamação da parede do vaso sanguíneo. Isso pode resultar no estreitamento e até fechamento dos vasos, o que leva à falta de sangue para diferentes orgãos”, explica Bruna Chu, reumatologista e professora de Medicina da Universidade Positivo em Curitiba, no Paraná.

Há mais de 20 tipos de vasculite, e o ator não especificou de qual variação sofria, apenas afirmou que era uma versão mais rara do distúrbio e que sofreu com sintomas graves.

Algumas formas de vasculite, conforme explica o reumatologista Henrique Dalmolin, do Hopital Moriah, são leves e causam sintomas fáceis de tratar, como lesões na pele.

“Já outras, que tendem a causar consequências mais graves, acometem o sistema nervoso central, pulmões, rins, olhos e aparelho auditivo. Quanto mais acometimentos eu tenho, mais grave o quadro é.”

De acordo com o médico, em casos de vasculite, a perda de movimentos geralmente está associada a uma variação que tenha afetado o sistema nervoso central ou periférico, que contém nervos que fazem a transmissão para membros como pernas e braços.

Por sorte, o galã de Hollywood passa bem e superou a doença. Agora torcemos para ele retomar a vida e voltar logo ao trabalho!

Ashton Kutcher fez primeira aparição pública após revelar que há dois anos sofreu grave doença autoimune -Foto: Getty Images

Ashton Kutcher fez primeira aparição pública após revelar que há dois anos sofreu grave doença autoimune -Foto: Getty Images

Com informações de Correio Braziliense