Foto censurada do ‘OVNI mais espetacular’ é liberada 32 anos depois

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Foto censurada do ‘OVNI mais espetacular’ é liberada 32 anos depois
A foto do OVNI foi tirara em 1990 por dois jovens chefs e ficou censurada até agora - Foto: reprodução / Daily Mail

Um oficial aposentado da RAF, Força Aérea do Reino Unido, quebrou o silêncio de 32 anos e revelou uma foto de um OVNI – Objeto Voador Não Identificado – tirada em agosto de 1990 por dois jovens chefs de cozinha, no céu da Escócia.

A foto original do disco voador, que foi censurada durante essas três décadas, foi divulgada agora pelo Ministério da Defesa, mas o governo quer que os nomes das testemunhas permaneçam ocultos por mais 54 anos – até 2076 – e alega “preocupações com a privacidade”.

Craig Lindsay, hoje com 83 anos, foi o primeiro militar a falar com um dos jovens depois daquela noite e a foto foi descrita por um integrante do Ministério da Defesa do Reino Unido como “a mais espetacular foto de OVNI’ já feita”, uma espécie de “Santo Graal” que “comprova” a existência desses objetos espaciais.

“Quando Craig mostrou a fotografia para mim, eu sabia que estava olhando para algo excepcional. Não sou teórico da conspiração. Aquilo era claramente algo diferente”, declarou o ufólogo David Clarke, que teve acesso a foto recentemente.

A foto é verdadeira

Andrew Robinson, professor de Fotografia na Sheffield Hallam University, disse estar convencido de que a foto é genuína. Se fosse uma farsa, altamente elaborada, acrescentou ele, envolveria equipamentos caros e sofisticados e modelos voadores, não à disposição de dois chefs de hotel.

“Minha conclusão é que o objeto está definitivamente na frente da câmera, ou seja, não é uma falsificação produzida na pós-produção, e sua colocação dentro da cena parece estar aproximadamente a meio caminho entre a cerca de primeiro plano e o avião no fundo”, afirmou.

O momento da foto

Em 4 de agosto de 1990, dois jovens trabalhavam como chefs em um hotel em Pitlochry, nas montanhas de Perthshire, nos arredores do Parque Nacional Cairngorms (Escócia), não sabiam que estavam prestes a fazer um registro reverenciado por ufólogos de todo o mundo.

Às 21h, depois de um longo dia na cozinha quente, eles dirigiram até um local montanhoso, onde fizeram uma caminhada. De repente, pararam. Diante deles, estava um objeto enorme, sólido, em forma de diamante, com cerca de 30 metros de comprimento, pairando silenciosamente no céu. Apavorados, eles se esconderam atrás de arbustos e olharam para cima.

Minutos depois, eles ouviram o som de um caça militar voando para o norte. A aeronave do governo voltou e circulou a “coisa” antes de seguir seu curso original, como se o piloto também tivesse visto o objeto e voltado para olhar mais de perto.

Eles estavam convencidos de que estavam diante de um OVNI. Ainda mais quando, segundo o relato deles, o objeto disparou verticalmente para cima e desapareceu, subindo para o céu.

Foram 6 fotos no total

A cena foi registrada pela câmera fotográfica de um deles. Foram seis cliques, passados ao “Daily Record”, um dos principais jornais da Escócia. Mas nenhuma história foi impressa: o jornal passou as fotos para o Ministério da Defesa.

E, então, as fotografias simplesmente desapareceram – junto com os dois jovens chefs. Até agora. Aos poucos, elas foram sendo reveladas. Mas faltava uma.

Agora, a sexta imagem do OVNI foi liberada, de acordo com reportagem do “Daily Mail”.

Cópia da foto estava guardada a sete chaves

A cópia estava em poder do oficial aposentado da Força Aérea do Reino Unido, Craig Lindsay.

Depois que ela foi parar nas mãos do ufólogo David Clarke, acabou chegando até a imprensa e foi confirmada pelo governo.

O militar aposentado Craig Lindsay com a foto do OVNI tirada em 1990 - Foto: reprodução / Daily Mail

O militar aposentado Craig Lindsay com a foto do OVNI tirada em 1990 – Foto: reprodução / Daily Mail

O local onde a foto do OVNI foi tirada há 32 anos - Foto: Graeme Hunter Pictures

O local onde a foto do OVNI foi tirada há 32 anos – Foto: Graeme Hunter Pictures

Com informações do DailyMail