Sai ranking da melhores universidades do mundo. 21 são brasileiras

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Sai ranking da melhores universidades do mundo. 21 são brasileiras
Entre as 21 universidades brasileiras no ranking das melhores do mundo a USP é a mais bem cotada da América Latina - Foto: Divulgação

Saiu esta semana a lista das mil melhores universidades do mundo em 2022 e o Brasil emplacou 21 universidades brasileiras. Todas são públicas.

A Universidade de São Paulo (USP) foi a mais bem cotada da América Latina, figurando entre as 150 melhores do mundo.

Na sequência vem a Unicamp, que ficou em 301º entre as 400 melhores, seguida pela Universidade Federal de Minas Geais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) de 401 a 500.

O ranking

O Rankin das melhores universidades do mundo foi feio pela empresa de consultoria Shangai Ranking, da China.

Nesta edição foram examinados mais de 2.500 universidades para definir os mil primeiros classificados. O Ranking Xangai é realizado desde 2003 pela instituição independente Shanghai Ranking Consultancy.

Ele define a posição exata das primeiras 100 universidades que compõem a lista e agrupa as demais em grupos de 100 em 100.

Outras universidade brasileiras

Entre as posições 601 e 700 temos a UFPR, Universidade Federal de São Carlos, Unifesp e Federal de Viçosa.

Já a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade de Brasília (UnB), ficaram entre 701 a 800.

Entre 801 a 900 temos a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Federal de Santa Maria e Federal de Pelotas de 801 a 900.

E no final da lista, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) que ficaram de 901 a.

No continente latino-americano, as mais bem classificadas depois da USP foram a de Buenos Aires e a Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM), na listagem de 201 a 300 melhores.

Com informações de JC