Boleira brasileira comemora 1º diploma da vida na Itália, após superar fome e prostituição

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Boleira brasileira comemora 1º diploma da vida na Itália, após superar fome e prostituição
Liliam hoje é boleira, mas guarda um passado que envolve prostituição e fome. Agora ela comemora o primeiro diploma - Fotos: arquivo pessoal

A história da boleira brasileira Liliam Altuntas é daquelas que a gente conta com orgulho de tanta garra, superação e vitórias. Essa pernambucana de Recife, que hoje vive na Itália e tem sua própria loja de bolos – já elogiada até por Lady Gaga – está comemorando orgulhosa o primeiro diploma da vida dela. Sim, ela voltou a estudar e disse que é só o começo!

Liliam, que superou abuso sexual, prostituição, drogas e fome, usa toda essa história de filme de terror que viveu para se superar e também como motivação para ajudar outras pessoas.

O diploma da oitava série que ela conquistou este ano, está agora estampado na parede e traz muito orgulho para a brasileira. “Quando eu estava sendo prostituída, eu pedia para ir à escola e o cafetão dizia que eu não precisava estudar, que estudar é para os fracos”, lembrou Lilian em entrevista ao Só Notícia Boa.

Agora, com o primeiro diploma em mãos, Liliam quer mais: “Eu me matriculei no Ensino Médio e, depois dos três anos, quero me inscrever em uma universidade para ser advogada. Eu quero ajudar outras pessoas”.

Sabe um mix de choro e alegria. É isso: “Enquanto esperava o elevador, senti vontade de chorar, não por tristeza, mas por felicidade e sentimento de liberdade. Este diploma será o primeiro de muitos […] O estudo é um presente de Deus […]. É um pedaço de um quebra-cabeça universal. Com ele você pode ir para todos os lugares. Eu consegui muitas coisas, mas faltava uma peça principal”, disse orgulhosa!

Leia mais notícias boas:

Recomeço

Liliam conta que os estudos sempre foram o maior sonho da vida dela. Só que as dificuldades financeiras na época a levaram para outro caminho.

Ela tinha planos de voltar para a sala de aula, só que o tempo passou e as prioridades mudaram. “Depois veio a outra Liliam, aquela que queria filhos, um marido, uma família”, explicou.

Foi quando a brasileira conheceu um grupo de apoio a mulheres e ela viu toda a vida retornando ao eixo. “Graças a eles, ao me dar um emprego, consegui me matricular na escola, e assim me senti protegida”, contou.

De volta aos estudos

Com emprego e muito apoio, Liliam se matriculou em uma escola para então concluir o ensino fundamental.

“Foi estranho, uma sensação de ‘uau’ e eu me senti como uma criança, mas quanto mais o tempo passava, mais eu tinha medo. Será que eu iria conseguir?”, questionava a boleira.

“Aquela criança de rua, aquela que todas as pessoas que só souberam destruir, roubar, mentir, se drogar, será que ela vai conseguir chegar ao fim? Eu sempre ouvi palavras decrescentes sobre mim”, lamentou.

E as palavras duras do passado fizeram Liliam nunca desistir do sonho de se formar. Ela queria provar pra ela mesma que conseguiria.

“Eu fechei meus olhos e disse para mim mesmo: ‘Vamos lá Liliam, vai! Isso não importa’”, disse com firmeza.

A volta às aulas

Liliam entrou na escola em 2021 e garante que a jornada não foi fácil, mas valeu muito a pena após receber o diploma e saber que poderá seguir com planos maiores no futuro.

“Tiveram momentos em que quis desistir porque tinha medo de decepcionar aqueles que me ajudaram e me apoiaram para chegar aqui. E o medo ficou cada vez mais forte até que eu disse para mim mesma: ‘Vamos Liliam! Você terá sucesso porque está se esforçando e porque acredita em si mesmo e é capaz”.

Aluna aplicada

Foi o bom desempenho que fez a boleira brasileira pegar gosto pelos estudos e alcançar o tão sonhado diploma. Liliam descobriu uma força que, segundo ela, estava muito apagada devido tantos momentos tristes que viveu nos anos anteriores.

“(eu dizia) Você é boa e o professor até te chamou para escrever na lousa para resolver problemas, ou escrever respostas. Você gostou tanto! Então vá!”, disse Liliam, sobre como buscava forças para não abandonar a escola.

Agora em 2022 a grande conquista veio. O diploma não é para Liliam apenas um certificado, é uma prova de que, com persistência e resistências, podemos ir muito mais longe do que pensamos.

“E aqui estou eu em 2022. Fui fazer meus exames e me sai muito bem”, contou toda feliz ao SNB.

Virada para o sucesso

Morando na Itália, a brasileira tem um buffet famoso, o ‘Liliam Buffet’, que começou entregando quentinhas que ela fazia – com arroz, feijão, bife acebolado e um bolo de brigadeiro – para prostitutas.

Só que os clientes famosos das garotas de programa conheceram a comida da brasileira e se apaixonaram.

Foi o primeiro passo para que a história de superação dela aparecesse em jornais e programas de TV e Liliam se tornasse chef de celebridades italianas.

O buffet da brasileira passou a ser frequentado por apresentadores de TV, jogadores de futebol e artistas.

Ela ficou ainda mais famosa quando a cantora Lady Gaga postou uma foto comendo um bolo prestígio feito por Liliam.

“Um rapaz que dava assistência pra ela na Itália [durante um show] me ligou fora do horário comercial dizendo que uma cliente dele estava com desejo de comer bolo de chocolate. Eu fiz, mandei e nem sabia que era ela”, contou ao SóNotíciaBoa.

Solidariedade

A vida de Liliam mudou, mas ela não esqueceu “dos amigos da rua”, como chama.

Todo domingo, quando fecha o buffet, ela sai pelas ruas de Turim para distribuir os doces que não foram vendidos e pratos de comida que ela faz pessoas necessitadas.

Em fevereiro deste ano Liliam veio passar 3 meses de férias no Brasil. Foi aqui que nasceu mais um sonho: abrir uma escola de culinária para pessoas em situação de rua.

Entre um trabalho e outro, no Rio a chef conheceu o Refettorio Gastromotiva, restaurante na Lapa que oferece refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ela se voluntariou e conta toda feliz que, no total, fez trabalho social para cerca de 300 pessoas: ”cozinhei café da manhã, jantar. A gente comprava, fazia e dava para moradores de rua”.

Nós já contamos a história de superação da Liliam aqui no Só Notícia Boa! Você pode conferir a matéria completa clicando aqui.

Agora, o mundo é seu Liliam! Nunca desista!

Liliam concluiu o ensino fundamental e sonha em ser advogada - Foto: arquivo pessoal

Liliam concluiu o ensino fundamental e sonha em ser advogada – Foto: arquivo pessoal

Nascida em Pernambuco, hoje ela é dona de um buffet famoso na Itália - Foto: reprodução Facebook

Nascida em Pernambuco, hoje ela é dona de um buffet famoso na Itália – Foto: reprodução Facebook