Escócia é 1º país a distribuir absorventes femininos gratuitamente

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Escócia é 1º país a distribuir absorventes femininos gratuitamente
Com a nova lei, a Escócia se torna o primeiro país a distribuir absorventes gratuitamente para mulheres - Foto: Getty Images

Olha que avanço inspirador! A Escócia acaba de aprovar uma nova legislação e vai distribuir absorventes femininos gratuitamente! A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 15.

O Parlamento em Edimburgo fez a mudança depois de aprovar por unanimidade – em novembro de 2020 – a Lei dos Produtos Menstruais. A nova regra, que declara como direito legal o livre acesso a artigos sanitários em repartições públicas e escolas, prevê o fornecimento gratuito de absorventes em todo o país.

A criadora do projeto, Monica Lennon, deputada do Partido Trabalhista da Escócia, encaminhou o projeto vitorioso e conseguiu apoio das lideranças de todas as frentes parlamentares. A primeira-ministra Nicola Sturgeon também elogiou a “legislação pioneira”, lembrando a importância para mulheres e adolescentes não só da Escócia, mas de todos os países.

Leia mais notícias boas:

Item mais que essencial para mulheres

Neste domingo (14), a secretária de Justiça Social Shona Robison chamou a atenção para o fato de que no atual momento os cidadãos estão sendo forçados a fazer “escolhas difíceis devido à crise do custo de vida”.

“Prover acesso grátis a produtos menstruais é fundamental para a igualdade e a dignidade, e remove as barreiras financeiras em acessá-los”, reforçou a secretária.

Sob a nova lei, autoridades locais e agentes educacionais ficam obrigados a disponibilizar gratuitamente artigos sanitários a quem quer que os necessite.

A deputada Monica Lennon também falou durante a discussão da lei, que a ação “marca uma virada, normalizando a menstruação na Escócia e enviando um sinal sério de que nosso parlamento leva em conta as questões de gênero. Trata-se de produtos de base. Nenhuma mulher na Escócia deveria viver sem proteções higiênicas”.

Informação está para todos

Para facilitar o acesso da população, o governo disponibilizou um site com conteúdo educacional para empregadores.

Os parlamentares também garantiram o aumento das verbas das escolas para saúde menstrual e implementaram uma campanha de combate ao estigma sobre o tema, que teve um ótimo resultado entre os escoceses.

O aplicativo PickupMyPeriod, lançado pela iniciativa social Hey Girls com apoio do governo escocês, fornece ainda informação imediata sobre os postos de distribuição dos artigos sanitários mais próximos.

“Estou grata a todas as jovens e meninas que foram essenciais em desenvolver os produtos para suprir as suas necessidades”, comentou Shona Robison.

Que iniciativa maravilhosa! Que sirva de inspiração para mais nações!

A deputada Monica Lennon foi a criadora da nova lei - Foto: reprodução

A deputada Monica Lennon foi a criadora da nova lei – Foto: reprodução

Com informações de Poder 360