Gel feito com teia de aranha consegue regenerar fibras do corpo humano

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Gel feito com teia de aranha consegue regenerar fibras do corpo humano
Gel de teia de aranha ajudará médico em aplicações medicinais e a proteger proteínas do corpo - Foto: Pixabay

Um gel feito a partir da teia de aranha, que pode ser aplicado por médicos e que ajuda a proteger as proteínas e regenerar fibras do corpo humano. Essa é a promessa da nova pesquisa do Instituto Karolinska, na Suécia, e da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas.

Os pesquisadores afirmam que o gel tem um poder regenerativo muito grande e que pode ser aprimorado para novas aplicações no futuro. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

“Temos um longo caminho a percorrer, mas o fato de a solução formar rapidamente um gel à temperatura corporal e de a seda da aranha ter se mostrado bem tolerada pelo corpo é promissor”, disse, em nota, Tina Arndt, a primeira autora do estudo.

Veja mais notícias boas:

Solução proteica

No artigo, os cientistas relatam que a experiência abre portas para que alternativas como essa possam integrar a medicina regenerativa.

A capacidade das aranhas de produzir, em frações de segundo, fibras resistentes a partir de uma solução da proteína da seda despertou a curiosidade dos suecos.

Uma parte específica do composto, chamada domínio N-terminal, é fabricada em grandes quantidades pelo aracnídeo e é ela que vem sendo explorada pelos pesquisadores para uso medicinal.

A matéria-prima da teia de aranha é a seda, que consiste em um conjunto de proteínas enfileiradas que ficam armazenadas no organismo do aracnídeo em estado líquido.

Quando essas proteínas são lançadas, se tornam sólidas, elásticas e resistentes. Foi exatamente esse material que foi transformado em um gel injetável para aplicações médicas.

Aplicação médica é a maior promessa

O novo estudo mostra que essa substância tem a capacidade de mudar de forma e se transformar em pequenas fibras que fazem com que a solução de proteína seja convertida em um gel, se incubada a 37º C. Além disso, pode ser fundida a proteínas funcionais que preservam o papel delas.

A descoberta poderá ser utilizada na engenharia de tecidos e para controlar a liberação de medicamentos no organismo.

“Desenvolvemos um método completamente novo para criar um gel tridimensional de seda de aranha que é capaz de ser projetado para fornecer diferentes proteínas funcionais”, afirma, em nota, Anna Rising, líder do grupo de pesquisa do Departamento de Biociências e Nutrição do Karolinska Institutet e professora do Departamento de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas.

O estudo confirma que a teia da aranha tem um poder regenerativo muito poderoso - Foto: Pixabay

O estudo confirma que a teia da aranha tem um poder regenerativo muito poderoso – Foto: Pixabay

Com informações de Correio Braziliense