Aos 60 anos, jogador mais velho do mundo é contratado e entra para o Guinness

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Aos 60 anos, jogador mais velho do mundo é contratado e entra para o Guinness
Robert Carmona entrou para o Guinnes Book como o jogador mais velho do mundo em atividade - Foto: reprodução

Com uma garra jovial o uruguaio Robert Carmona mostra que idade não é o problema para fazer o que mais ama: jogar futebol profissionalmente. Considerado o jogador mais velho do mundo, aos 60 anos, ele acaba de ser contratado por um time uruguaio e vai entrar em campo!

Robert também ganhou outro título fora dos campos. Ele entrou para o Guinness Book porque atua em jogos oficiais de futebol profissional há mais de 45 temporadas seguidas.

Para quem acha que a resistência de Robert diminuiu com a idade, o jogador faz questão de reforçar: “Na minha vida, não existe isso de ‘você não pode’. Sinto que recebi um presente e não o desperdicei, me sinto muito vivo e com a energia de um jovem”.

Leia mais notícias boas:

‘Me sinto muito vivo’

O jogador uruguaio foi titular no último fim de semana, na quarta divisão do futebol do país, pelo Deportivo Hacele Un Gol a La Vida. Apesar do clube ter sido derrotado por 3 a 1 pelo Unión de San José, Robert foi a principal atração da partida.

O atleta também conta, orgulhoso e animado, o feito de ser o único jogador de futebol que está em atividades sem interrupções há 46 anos.

“Na história do futebol mundial a nível oficial, houve cerca de dez ou 15 jogadores longevos, mas a maioria interrompeu a sua atividade e voltou a jogar muitos anos depois”, disse.

“No meu caso, eu tenho jogado sem parar desde que comecei minha carreira profissional em 1976”, afirmou.

Segredo da longevidade

Ao ser questionado como se mantém firme todo esse tempo, Robert é discreto, mas diz que nunca fez nada demais. Ele conta que procura manter uma vida saudável e não abandonar o esporte.

“Não consegui definir de forma simples qual é a minha fórmula de longevidade, existem vários fatores. Boa alimentação, disciplina nos treinos, longe do sedentarismo, álcool e drogas. Apesar de ter tido uma vida difícil desde a minha infância, sempre mantive uma atitude muito positiva”, disse ele.

Por fim, o experiente Robert Carmona concluiu sua fala com uma mensagem de incentivo: “É necessária uma forte convicção, para acreditar que os sonhos se tornarão realidade se a pessoa se dedicar a isso. Na minha vida, não existe isso de ‘você não pode’. Sinto que recebi um presente e não o desperdicei, me sinto muito vivo e com a energia de um jovem”.

Ao longo de sua carreira, o “jogador mais velho do mundo” já vestiu a camisa de mais de 30 clubes e participou de mais de 2200 jogos oficiais.

O atleta conta que uma vida saudável é o segredo para se manter firme - Foto: reprodução

O atleta conta que uma vida saudável é o segredo para se manter firme – Foto: reprodução

Robert está em campo há 46 anos - Foto: reprodução

Robert está em campo há 46 anos – Foto: reprodução

Com informações O Liberal