Califórnia cobre canais com painéis solares para combater seca

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Califórnia cobre canais com painéis solares para combater seca
Os painéis solares sobre os canais californianos substituirão até 20 geradores de energia elétrica - Foto: Solar AquaGrid

Um projeto desafiador, mas muito promissor pode ajudar a resolver o problema da seca na Califórnia, nos Estados Unidos. As concessionárias estaduais estão se preparando para cobrir os canais de irrigação com painéis solares a partir do mês que vem.

Os painéis solares sobre os canais ajudam a evitar a evaporação, reduzir o espaço necessário para fazendas solares e aumentar a produção de energia verde.

A decisão foi influenciada por um trabalho de pesquisa histórico de 2021. Na época, cientistas da Universidade da Califórnia analisaram os números e calcularam que os painéis economizariam 63,5 bilhões de galões de água da evaporação anualmente, além de proteger a água corrente.

Financiado pelo governo

O chamado Projeto Nexus, tem financiamento de US$ 20 milhões dos cofres do estado. Ele foi todo baseado em uma pesquisa realizada pela UC Santa Cruz.

Os pesquisadores descobriram que a implementação dos painéis solares reduz consideravelmente os custos de energia do Estado.

Segundo os dados, para cada megawatt de energia solar gerado durante os 290 dias de sol médio, o emparelhamento de painéis sobre os canais poderia substituir entre 15 e 20 geradores a diesel usados ​​para bombear água ao longo dos canais.

Os painéis montados no canal têm o benefício adicional de uma vida útil mais longa, porque a água embaixo mantém a parte inferior dos painéis mais fria.

Leia mais notícias boas:

Resultados comprovados

Essa ideia já é aplicada no estado indiano de Gujarat desde 2014. No local, um projeto piloto cobriu 750 metros de espaço do canal e levou à criação de uma usina solar inteira no distrito de Vadodara e outra totalizando 100 megawatts no rio Narmada.

Pesquisadores na Índia ainda descobriram que a água que corre sob os painéis também os resfria, evita o superaquecimento e resulta em um aumento médio de eficiência entre 2-5%.

A economia gerada

Existem cerca de 4.000 milhas de canais na Califórnia, que podem produzir até 13 gigawatts de energia que cobririam cerca de 750.000 casas, o que representa metade da população de Los Angeles.

“É realmente emocionante testar nossa hipótese e o artigo que publicamos. Teremos a oportunidade de realmente entender se esses benefícios acontecem no mundo real”, disse Brandi McKuin, um dos principais investigadores da UC Santa Cruz.

A Turlock Irrigation District Water & Power está preparando dois projetos-piloto de canal: uma seção de canal curvo de 500 pés (152 metros) perto da cidade de Hickman e uma segunda milha de comprimento (1,6 km de comprimento) nas proximidades de Ceres.

Os painéis solares ajudarão a reduzir os custos com energia - Foto: Solar AquaGrid

Os painéis solares ajudarão a reduzir os custos com energia – Foto: Solar AquaGrid

Com informações de GNN