Cientistas criam 1º mamífero do mundo com genes reprogramados

O primeiro mamífero do mundo com genes totalmente reprogramados acaba de ser criado pela ciência. Uma recombinação de cromossomos de um camundongo foi o ponto de partida para os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências (CAS), em Pequim.
De acordo com o portal NextShark, os cientistas dividiram os cromossomos em diferentes segmentos e os reorganizaram em diferentes combinações para criar um novo pacote de genes. Isso resultou no camundongo chamado “Xiao Zhu” (Pequeno Bambu, em português).
Os cientistas afirmaram que o avanço da poderá levar a curas para condições como infertilidade e doenças como câncer, porque permite que os pesquisadores observem e controlem os cromossomos nas células dos mamíferos.
A pesquisa
O processo já havia sido realizado com leveduras, mas repetir o procedimento em mamíferos é muito mais desafiador, já que cromossomos separados se recombinarem é extremamente complexo.
“Os genomas de mamíferos são muito mais complexos do que os genomas de leveduras, e rearranjos cromossômicos completos em mamíferos não tiveram sucesso”, explica Li Wei, principal autor do estudo e pesquisador do Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências.
Leia mais notícias boas:
- Cientistas criam embrião sintético com cérebro e coração funcionando
- Cientistas de Harvard fabricam coração humano pela 1ª vez
- Cientistas desenvolvem pele humana para usar em robôs
A recombinação de genes do mamífero só foi possível após os cientistas passarem a trabalhar com cromossomos mais curtos e a redução de 20 para 19 pares.
O novo camundongo tem cromossomos totalmente diferentes dos da natureza mas, até o momento, ele segue se desenvolvendo de forma saudável.
“Pela primeira vez no mundo, conseguimos um rearranjo cromossômico completo em mamíferos, fazendo um novo avanço na biologia sintética”, completou Li.
“Esta pesquisa é um avanço na tecnologia de bioengenharia. Ajuda a entender o impacto da remodelação em larga escala de cromossomos de mamíferos e a obter uma compreensão mais profunda dos mecanismos moleculares por trás do crescimento e desenvolvimento, evolução reprodutiva e até mesmo a criação de uma espécie”, finalizou o pesquisador.
Com informações de Olhar Digital

Teclado para pessoas com Parkinson e sistema de tratamento de água por IA ganham o Prêmio Global 2025
População de baleias ameaçadas de extinção volta a crescer, revela estudo
Igreja quita dívidas médicas de 4 mil pessoas da comunidade e conta surpresa no culto
Brasileiro que salvou crianças de ataque na Irlanda vai ter história contada no cinema
Google fecha maior acordo para reflorestamento da floresta Amazônia com startup brasileira
Conheça a DJ idosa de 81 anos que sacode pistas de dança com alegria
Dia Mundial da Gentileza: moradores distribuem kits duplos para espalhar o bem; vídeo
Dia Mundial da Gentileza: 10 dicas para espalhar e receber bondade
Cachorrinho é resgatado de túnel movimentado após dar baile na polícia; vídeo
Trailer do filme sobre Michael Jackson já é o mais visto da história; continua rei
Motorista de van corta cintos com faca e salva 15 passageiros de incêndio no carro