Cientistas criam 1º mamífero do mundo com genes reprogramados

O primeiro mamífero do mundo com genes totalmente reprogramados acaba de ser criado pela ciência. Uma recombinação de cromossomos de um camundongo foi o ponto de partida para os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências (CAS), em Pequim.
De acordo com o portal NextShark, os cientistas dividiram os cromossomos em diferentes segmentos e os reorganizaram em diferentes combinações para criar um novo pacote de genes. Isso resultou no camundongo chamado “Xiao Zhu” (Pequeno Bambu, em português).
Os cientistas afirmaram que o avanço da poderá levar a curas para condições como infertilidade e doenças como câncer, porque permite que os pesquisadores observem e controlem os cromossomos nas células dos mamíferos.
A pesquisa
O processo já havia sido realizado com leveduras, mas repetir o procedimento em mamíferos é muito mais desafiador, já que cromossomos separados se recombinarem é extremamente complexo.
“Os genomas de mamíferos são muito mais complexos do que os genomas de leveduras, e rearranjos cromossômicos completos em mamíferos não tiveram sucesso”, explica Li Wei, principal autor do estudo e pesquisador do Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências.
Leia mais notícias boas:
- Cientistas criam embrião sintético com cérebro e coração funcionando
- Cientistas de Harvard fabricam coração humano pela 1ª vez
- Cientistas desenvolvem pele humana para usar em robôs
A recombinação de genes do mamífero só foi possível após os cientistas passarem a trabalhar com cromossomos mais curtos e a redução de 20 para 19 pares.
O novo camundongo tem cromossomos totalmente diferentes dos da natureza mas, até o momento, ele segue se desenvolvendo de forma saudável.
“Pela primeira vez no mundo, conseguimos um rearranjo cromossômico completo em mamíferos, fazendo um novo avanço na biologia sintética”, completou Li.
“Esta pesquisa é um avanço na tecnologia de bioengenharia. Ajuda a entender o impacto da remodelação em larga escala de cromossomos de mamíferos e a obter uma compreensão mais profunda dos mecanismos moleculares por trás do crescimento e desenvolvimento, evolução reprodutiva e até mesmo a criação de uma espécie”, finalizou o pesquisador.
Com informações de Olhar Digital

Shakira mostra ensaio com crianças de Uganda para a final da Copa do Mundo; vídeo
PIB cresce 1,1% e Brasil voltará a ser a 10ª maior economia do planeta, diz agência Austin Rating
Três mulheres brasileiras entram na lista das 100 mais poderosas do mundo; veja quais
Brasileiro João Fonseca vence Djokovic em Roland Garros e recebe prêmio milionário; Vídeo
Cachorra é adotada e salva tutor no mesmo dia de incêndio em casa: mordidinhas para avisar
Função desconhecida do iPhone salvou mulher após acidente e explosão do carro
Marca de Rihanna contrata filha trans rejeitada pelo bilionário Elon Musk; vídeo
Alok usa tecnologia de drones dos shows para reflorestar a Mata Atlântica; vídeo
Antônio Fagundes revela que lê e decora textos na hora, antes de gravar novela: memória fotográfica
Bebês prematuros internados ganham ensaio fotográfico lindo da Copa do Mundo; veja
Policial adotou gatinho frajola jogado de carro em movimento; indefeso
Araras raras nascem em São Paulo com ajuda da mão humana; preservação