Brasileira gênio de 4 anos que já leu 100 livros entra para a Mensa

Como estão aparecendo crianças superdotadas, verdadeiros gênios! Agora é a vez da brasileira Nina, que aos 4 anos já leu mais de 100 livros – poucos adultos alcançaram essa marca na vida toda!
E mais que isso: a menina, moradora de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, agora faz parte da Mensa International, uma espécie de “clube” de pessoas com alto QI – Quociente de Inteligência.
Nina Christo Bianchetti começou a ler quando tinha apenas 1 ano e 10 meses, mas a paixão começou antes. Aos 4 meses, ela entregava livros aos pais, Carolina Christo e Armando Bianchetti, para que eles pudessem ler para a filhinha. Aos 2 anos, Nina já estava alfabetizada! Sim, já sabia ler e escrever com essa idade!
“A Nina sempre antecipou muito os marcos de desenvolvimento. Ela entrou na escola em maio deste ano no ‘Maternal 3’, mas não dissemos nada sobre as habilidades dela. Em julho, a escola nos chamou para uma reunião falando que tinha feito alguns testes. As crianças da turma da Nina estão aprendendo o alfabeto, e o nível de leitura dela é de criança do segundo ano”, contou a mãe, Carolina.
Apaixonada por livros
Aos 3 anos, Nina já tinha lido mais de 100 livros. Hoje os principais interesses dela são inglês e matemática.
Agora, ela vai começar a fazer horários de turmas mais avançadas na escola. Mas em casa continuará tendo o apoio dos pais.
“No meu escritório montei uma escolinha para ela com raciocínio lógico, cadernos com atividades e ela também está usando uma plataforma de matemática, é a diversão dela. Fiquei super feliz em saber que ela conseguiu e talvez possa ajudar no futuro”, disse Carolina.
O que vai fazer no clube dos gênios
Agora como membro da Mensa, Nina vai participar de eventos como clube de xadrez e um treinamento olímpico de conhecimento de matemática.
A Mensa International começou há 76 anos, na Inglaterra, e em julho completou 20 anos no Brasil.
Atualmente a organização atua em quase cem países e tem três objetivos: identificar pessoas com QI alto, contribuir em pesquisas científicas sobre QI e oferecer aos seus membros um ambiente estimulante.
Gênios brasileiros
O Brasil tem 174 menores com idades entre 3 e 17 anos fazem parte do “clube”.
Em maio deste ano o país começou a fazer testes de QI para crianças a partir de 2 anos e meio.
Passam no testes pessoas que atingem o percentil mínimo de 98 em relação aos indivíduos com a mesma idade.
E a Nina deu um banho de sabedoria!
Que toda essa inteligência dela seja aproveitada ao máximo para que essa pequena brasileira possa aprender cada vez mais para ajudar a melhorar a vida das pessoas!
Com informações do Diário do Nordeste

Brasil está na primeira imagem da Terra feita pela Artemis II, da Nasa; veja
Piso de R$ 3 mil para garis, aprovado pela Câmara, chega ao Senado
Cachorrinha que defendeu Jesus na Paixão de Cristo volta para casa; se perdeu na enchente no RS
Concurso da Adab 2026 tem inscrições prorrogadas até domingo; salários de até R$ 7,4 mil
Gatinho é resgatado na rua, faz “carinha de coitado” e conquista família e internet
Vestido de papa, bebê brasileiro de 4 meses recebe bênção de Leão XIV no Vaticano
Médico faz receitas com desenhos para pacientes que não sabem ler: inclusão
Mãe salva 3 filhos de incêndio em casa, provocado por secadora de roupas
Transfusão inédita salva vida de onça-pintada e ganha repercussão internacional
Veja como fazer pagamentos com a palma da mão, sem cartão; vídeo
Teatro Fernanda Montenegro é o novo nome do Teatro Copacabana Palace: homenagem em vida!