“A preta do morro se formou”. Filha de faxineira comemora e viraliza

A filha da favela venceu! Bruna Barbosa, 24 anos, é filha de faxineira e exibiu com todo orgulho o seu diploma de enfermeira.
E o diploma novinho em folha, obtido no início de setembro, recebeu 200 mil curtidas desde quarta-feira (7) nas redes sociais.
“A preta do morro (se) formou, felicidade resume!”, escreveu Bruna na publicação.
Obstáculos
Para que a jovem moradora de uma comunidade de Três Rios, no Rio de Janeiro, chegasse até o momento da graduação foram muitos obstáculos.
Ficou um ano sem aulas durante o ensino público, – na época, em 2016, professores entraram em greve na rede estadual do Rio de Janeiro – e ela ainda teve depressão, dificuldades financeiras e uma certa sensação de deslocamento.
Mas, nada a impediu de seguir em frente e realizar seu sonho de cursar a faculdade.
Lugar de preto!
Bruna contou que na instituição privada onde ela se formou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em Juiz de Fora (MG), havia “poucos pretos, quase todos nas equipes da limpeza, ou da biblioteca”.
“Uma vez, eu estava descendo as escadas, e uma tia [da faxina, negra] me parou e falou: ‘você não sabe o orgulho que é te ver aqui’. Foi muito bom ouvir isso dela. Porque realmente é difícil chegar lá”, contou Bruna.
Mãe faxineira
Lucinete Barbosa, mãe da jovem, também trabalha neste setor, ganhando um salário-mínimo mensal para limpar casas e uma escola.
“Ela chorou muito na colação de grau. Foi emocionante para nós duas”, disse.
Fies
Bruna conseguiu entrar na faculdade por causa do Fies, programa do Ministério da Educação (MEC) que financia parcialmente ou integralmente as mensalidades de instituições de ensino particulares. É como um empréstimo: depois de se formar, o aluno paga a dívida em parcelas.
“Eu pensei bastante, porque é muito dinheiro, R$ 240 mil. Fico preocupada, mas a felicidade de estar formada é maior”, comemorou.
Isso aí, sucesso Bruna!
Com informações de Última Pauta

Veja como tirar documentos digitais pelo celular, sem enfrentar filas, no Gov.br
Caramelo que vivia nas ruas de Fortaleza é adotado e se muda para a Suíça
Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video