Estilista autista apresenta coleção sobre capacitismo e inclusão na moda

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Estilista autista apresenta coleção sobre capacitismo e inclusão na moda
"Respeite pessoas autistas" e "Não sou um alvo fácil" estamparam peças da coleção da estilista autista - Foto: @agfotosite

Thayná Cristyne Araújo Marques, 21 anos, é estilista e diagnosticada com autismo. Apaixonada por moda desde muito pequena, viu nessa arte um meio de dar voz aos autistas e sobre o tema capacitismo – discriminação e o preconceito social contra pessoas com algum tipo de deficiência.

Por isso, no evento de moda 2º Desafio Sou de Algodão Casa de Criadores, realizado em São Paulo, a jovem estilista brasiliense apresentou uma coleção de roupas sobre capacitismo e o espectro do autismo.

“A mensagem que deixo para o público é que nem a moda nem a sociedade vão se livrar de nós”, disse ela. O evento foi promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

A coleção

“Respeite pessoas autistas” e “Não sou um alvo fácil” estamparam peças coloridas como parte da coleção de sua marca, a Tulipa Designer. As roupas falam muito sobre a própria criadora.

Thayná quer mostrar a pessoa autista em lugar ativo e fugir do estereótipo do “anjo azul”, termo usado para se referir a quem tem TEA — criticado por dar a impressão que o autista é inocente, infantil e por invisibilizar uma parte deles, porque o “azul” reforça a prevalência em meninos.

Um dos requisitos do Desafio era que o algodão precisava compor, ao menos, 85% dos looks. Thay surpreendeu e fez a coleção inteira com a fibra natural: “Sou encantada pelo algodão. É elegante, confortável e versátil”, descreve.

Moda

Thay lembra que desde muito pequena, já fazia roupas para suas bonecas. Mais tarde, inspirada por filmes adolescentes, começou a gostar do estilo alternativo, já anunciando a afinidade por moda.

A primeira vez que costurou foi aos 17 anos, ainda um pouco insegura ao usar a máquina. Hoje, a costura é a sua terapia e recém-formada em moda, pretende voar cada vez mais.

Parabéns, Thay, linda coleção!

Veja outras fotos:

Thayná Cristyne Araújo Marques, 21 anos, é estilista e diagnosticada com autismo. Foto: @agfotosite

Thayná Cristyne Araújo Marques, 21 anos, é estilista e diagnosticada com autismo. Foto: @agfotosite

Foto: @agfotosite

A estilista pede respeito às pessoas com autismo – Foto: @agfotosite

Com informações de Canal Autismo