Vida em Marte: Nasa encontra matéria orgânica no planeta vermelho

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Vida em Marte: Nasa encontra matéria orgânica no planeta vermelho
A NASA publicou um achado inédito, que pode apontar que houve vida em marte! - Foto: reprodução NASA

O questionamento feito há séculos foi respondido nesta semana pela NASA. Sim, é provável que exista vida em Marte! Segundo amostras coletadas pela agência espacial, há matéria orgânica indicando que o planeta habitou vida há 3,5 bilhões de anos. Que incrível!

Os materiais encontrados apresentam as mesmas características de fósseis encontrados aqui na Terra. Algumas das amostras coletadas na missão são consideradas as mais importantes até agora, para determinar se já existiu vida em Marte, de acordo com cientistas da Nasa.

“As rochas que estamos investigando no delta têm a maior concentração de matéria orgânica que já encontramos na missão”, disse Ken Farley, cientista do projeto Perseverance do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.

Missão Mars Sample Return

A missão começou no planeta vermelho há 18 meses e inclui procurar sinais de vida microbiana antiga.

A Perseverance está coletando amostras de rochas que poderiam ter preservado essas bioassinaturas reveladoras. Atualmente, há 12 amostras de rochas.

Uma série de missões chamada Mars Sample Return levará a coleção de volta à Terra na década de 2030.

Leia mais notícias boas:

Cavando no delta

A amostra foi encontrada no delta de um antigo rio no planeta. O local torna a Cratera Jezero, que se estende por 45 quilômetros, de interesse particularmente alto para os cientistas da Nasa.

Foram encontradas rochas sedimentares, que apontam marcas históricas de antigos habitantes de marte.

A análise das rochas também revelou a presença de minerais orgânicos, provavelmente aromáticos, ou moléculas estáveis ​​de carbono e hidrogênio, que estão ligadas aos sulfatos. Minerais de sulfato, muitas vezes encontrados entre as camadas de rochas sedimentares, preservam informações sobre os ambientes aquáticos em que se formaram.

Moléculas orgânicas são de interesse em Marte porque representam os blocos de construção da vida, como carbono, hidrogênio e oxigênio, bem como nitrogênio, fósforo e enxofre.

“Esta é uma caça ao tesouro para possíveis sinais de vida em outro planeta, a matéria orgânica é uma pista. E estamos obtendo pistas cada vez mais fortes à medida que avançamos em nossa campanha delta”, disse Ken Karley, cientista do projeto Perseverance do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.

O Perseverance, assim como o rover Curiosity, já encontrou matéria orgânica antes em Marte. Mas desta vez, a detecção ocorreu em uma área onde a vida pode ter existido.

“No passado distante, a areia, lama e sais que agora compõem a amostra Wildcat Ridge foram depositados em condições onde a vida poderia ter prosperado”, disse Ken.

“O fato de a matéria orgânica ter sido encontrada em tal rocha sedimentar – conhecida por preservar fósseis de vida antiga aqui na Terra – é importante. No entanto, por mais capazes que sejam nossos instrumentos a bordo do Perseverance, mais conclusões sobre o que está contido terão que esperar até que seja devolvida à Terra para um estudo aprofundado como parte da campanha Mars Sample Return da agência.”

As amostras coletadas têm os mesmos componentes de fósseis encontrados na Terra - Foto: reprodução NASA

As amostras coletadas têm os mesmos componentes de fósseis encontrados na Terra – Foto: reprodução NASA

Com informações de Zap