Confirmado: Bolsonaro e Lula estarão cara a cara no último debate, na Globo

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Confirmado: Bolsonaro e Lula estarão cara a cara no último debate, na Globo
Bolsonaro e Lula já confirmaram presença no último debate presidencial do 1º turno, nesta quinta à noite, na Rede Globo - Foto: reprodução

Prepare a sala, o coração e a pipoca porque, pela última vez neste primeiro turno, Bolsonaro e Lula estarão cara a cara em um debate presidencial na TV, que promete ser acalorado. Eles já confirmaram presença no programa.

Lula vai ao debate para conquistar os votos dos indecisos e, com eles, tentar vencer a eleição já no primeiro turno. Já bolsonaro, que vem em segundo lugar nas pesquisas nacionais, tem a missão de virar o placar, que está desfavorável para ele nos levantamentos de intenção de votos.

A Rede Globo colocará os presidenciáveis em confronto direto, um perguntando para o outro, durante quatro blocos seguidos, nesta quinta-feira (29). Será a última oportunidade para o eleitor indeciso ver qual dos candidatos mais o representa, com suas posturas, ideias e propostas para melhorar o Brasil e a vida do nosso povo, pelos próximos quatro anos.

Estarão no debate da Globo, além de Bolsonaro (PL) e Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União).

Regras e perguntas

A diferença deste último debate é que apenas os candidatos farão perguntas, ou seja, não haverá participação de jornalistas.

O debate será dividido em quatro blocos. O segundo e o quarto terão perguntas, obrigatoriamente, de temas definidos por sorteio, feito por mediador William Bonner. No início de cada um dos blocos, Bonner se dirigirá a uma urna e escolherá o tema.

Os outros blocos — o primeiro e o terceiro — terão perguntas de temas livres.

E ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.

A ordem de quem fará as perguntas será sorteada previamente. O candidato escolhe para quem direciona a pergunta, na condição que o escolhido não tenha respondido a uma pergunta no mesmo bloco.

Os candidatos deverão fazer a pergunta em até 30 segundos e terão um minuto para a réplica. Já o candidato que responder terá três minutos para dividir como quiser entre a resposta e a tréplica.

A dinâmica é a mesma nos blocos com temas definidos. A diferença é que o tema das perguntas será sorteado antes dos candidatos iniciarem os embates.

Leia mais notícias boas:

Candidatos lado a lado

Segundo a Rede Globo, a posição dos candidatos no estúdio foi definida por meio de ordem alfabética.

Sendo assim, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas eleitorais, estarão posicionados longe um do outro, mas ficarão próximos dos dois adversários que se alternam no terceiro lugar: Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Em geral, as bancadas serão posicionadas dessa forma: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL) e Padre Kelmon (PTB) serão os primeiros e estarão lado a lado; na sequência, Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) completam os púlpitos.

A hora da decisão

O debate começará às 22h30, após a novela Pantanal. O programa especial será transmitido pela televisão, no canal aberto da Globo, pelo Globoplay e ao vivo pelo G1.

De acordo com a programação da TV Globo, o debate será longo e pode entrar pela madrugada. A previsão é de que deverá terminar por volta da 1h40 da madrugada desta sexta-feira (30/9).

Participam do embate, os presidenciáveis com melhor colocação nas pesquisas e que não tenham impedimento na Justiça — eleitoral ou comum.

Vai perder?

Lula e Bolsonaro estarão frente a frente pela última vez neste primeiro turno - Foto: reprodução

Lula e Bolsonaro estarão cara a cara pela última vez neste primeiro turno das Eleições 2022 – Fotos: reprodução