Pantanal: Jovem reúne 1,3 milhão de assinaturas para ajudar contra queimadas

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Pantanal: Jovem reúne 1,3 milhão de assinaturas para ajudar contra queimadas
Ativista apaixonado pelo Pantanal, Gabriel sonha com um futuro melhor para as próximas gerações - Fotos: Miguel Castaño e arquivo pessoal

O propósito do Gabriel Adami é, literalmente, de milhões! O jovem criou um projeto para ajudar o Pantanal e agora comemora o sucesso. Ele conseguiu reunir 1,3 milhão de assinaturas através de um abaixo-assinado intitulado “O Pantanal importa! Precisamos acabar com as queimadas!”, que ajuda a preservar um dos biomas mais importantes do mundo!

A ideia começou em 2020, quando Gabriel lembra que o céu de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, amanhecia escuro, tomado pelas cinzas das queimadas que se alastravam pelo Pantanal. Foi quando o adolescente, que à época tinha apenas 15 anos, sentiu-se profundamente tocado com o pedido de socorro do bioma e ali deu ouvidos a um “chamado” que o levaria a se tornar um fiel ativista ambiental.

“Foi realmente um chamado para defender o que é nosso”, lembra o estudante, que vive em Campo Grande e tem família oriunda da região pantaneira, tanto os avós maternos quanto os paternos. Após publicar um tweet sobre as cinzas que invadiram a capital sul-mato-grossense, o jovem sentiu que precisava fazer algo além para proteger o Pantanal. E fez lindamente!

Movimentando milhões

Algum tempo depois de criar a petição na plataforma Change. org, Gabriel atingiu a marca de 1,3 milhão de assinaturas, tornando-se a quarta mais assinada em toda o site, naquele ano.

“Eu não esperava nem que ia chegar a 500 assinaturas, quem dirá 1 milhão e 300 mil. Eu achei um número alarmante, não para nós sociedade civil, mas para o governo, para mostrar justamente para eles que a gente está de olhos abertos, que a gente está vendo o Pantanal”, comenta Gabriel.

A partir daí, o jovem ativista passou a se envolver cada vez mais com a causa ambiental. Aderiu ao movimento “Fridays for Future”, espalhado por diversos países em decorrência dos protestos da jovem sueca Greta Thunberg, e, no ano passado, levou a causa do Pantanal à 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26).

“O desenrolar da COP-26 foi justamente isso, a gente mostrar, eu mostrar para as pessoas o que era o Pantanal. Inclusive, eu tive uma oportunidade de falar lá no ‘Brazil Climate Hub’, e o meu papel dentro do ‘Fridays’ é justamente isso, a promoção do desenvolvimento sustentável no Pantanal, angariar recursos para o Pantanal”, explica o jovem ativista.

Ainda no evento, ocorrido em Glasgow, no Reino Unido, Gabriel e outros estudantes brasileiros entregaram a diversos políticos e autoridades um manifesto dos jovens pela educação climática. Como fruto dessa carta, este ano, a educação climática foi implementada na cidade do Rio de Janeiro e agora é obrigatória no ensino escolar dos estudantes.

Leia mais notícias boas:

Inspiração

Diante de tantos desafios relacionados ao ativismo ambiental, Gabriel, mesmo tão jovem, segue na luta motivado pelo sonho de um “futuro melhor”. “Mesmo que seja tão difícil, a gente, nós jovens, conseguimos, somados a mais jovens, mais coletivos, construir um futuro melhor”, afirma o estudante sobre o que espera deixar como legado às futuras gerações.

Depois de engajar 1,3 milhão de pessoas em sua petição – não apenas brasileiros, mas também espanhóis e franceses -, Gabriel teve a oportunidade de entregar o abaixo-assinado a tomadores de decisão. Em agosto, participou de uma ação promovida pela Change.org, que levou a petição de Gabriel e outras a 10 diretórios de partidos políticos na cidade de São Paulo. Agora, a petição do ativista, que ainda segue aberta, está recebendo respostas dos políticos.

Veja o abaixo-assinado e as respostas na íntegra clicando aqui.

Para Gabriel, esse contato com os políticos foi importante “para perceber, realmente, que a gente consegue fazer a nossa parte, e que existem outras formas, além do voto, para a gente promover essa causa”. “Se a gente está insatisfeito com alguma coisa, a gente cria um abaixo-assinado, a gente grita para a sociedade que a gente está insatisfeito”, diz o jovem.

A experiência no ativismo fez o estudante perceber a necessidade de aproximação com os políticos e autoridades que têm o podem decidir sobre as pautas que interessam aos rumos do País. “Uma aproximação que a gente vê que é necessária com o povo brasileiro, com a sociedade civil, porque a gente não pode se distanciar dos tomadores de decisão, mas sim se aproximar, e nem eles se distanciarem da gente porque é a gente que elege eles”, afirma.

Projeto “Ajuda Pantanal”

Além da petição e atuação no “Fridays for Future Brasil”, Gabriel teve a iniciativa de criar junto com um grupo de outros jovens o projeto “Ajuda Pantanal”, em prol do desenvolvimento sustentável da bacia do Alto Paraguai, na região pantaneira do Brasil.

A meta do grupo é arrecadar 700 mil reais que serão aplicados na formação de brigadas de incêndio; restauração de áreas degradadas: amparo e criação de um fundo emergencial às comunidades tradicionais, ribeirinhas e quilombolas; restauração da fauna e da flora locais; e também para o lançamento de um documentário para a valorização do bioma.

Até o momento, foram arrecadados mais de R$ 38 mil. Para conhecer melhor o projeto e saber como contribuir com a defesa do Pantanal, clique aqui.

Gabriel participou com outros jovens da COP-26 em Glasgow, no Reino Unido (Foto: Arquivo pessoal)

Na luta pelo Pantanal, Gabriel participou com outros jovens da COP-26 em Glasgow, no Reino Unido (Foto: Arquivo pessoal)

Informações em parceria com Change.org