Pai larga dependência do cigarro por causa da filha de 7 anos

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Pai larga dependência do cigarro por causa da filha de 7 anos
Fumante há 13 anos, o funileiro Gerson de Souza, de 33 anos, começou a largar o cigarro depois uma úlcera no estômago - Fotos: divulgação

Para largar o cigarro é preciso mais do que determinação. No caso desse pai, que fumou durante 13 anos, foi o amor pela filha que o fez parar.

Primeiro, o funileiro Gerson de Souza, de 33 anos, teve uma úlcera no estômago e foi parar na mesa de cirurgia em julho deste ano.

Ali ele viu que precisava mesmo parar de fumar e marcou uma data. No Dia dos Pais, 13 de agosto, ele se agarrou no amor pela filha, de 7 anos, e deu os primeiros passos para ter uma vida mais saudável.

Como conseguiu

Após a alta, ele conseguiu reduzir o número de cigarros por dia de 40 para 28.

Em seguida buscou o apoio em uma Unidade de Saúde, em Curitiba, no Paraná, e finalmente parou de fumar para dar bom exemplo para filha, de 7 anos.

“Tem sido muito importante ter o apoio deste grupo, fica bem mais fácil. Depois da primeira reunião, vi que é possível parar de fumar. Eles me explicaram como o cigarro vicia, falam como são as dificuldades de parar, quais técnicas usar quando der vontade de tragar. Entendi que estou em um desafio a longo prazo”, contou o pai.

A ajuda

Com o Programa do Controle do Tabagismo, ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde, 173 mil pessoas deixaram de fumar em Curitiba nos últimos 10 anos.

O programa é gratuito e para participar, o interessado só precisa dar o primeiro passo e pedir ajuda em alguma unidade de saúde de referência.

Ele agenda um atendimento individual, com profissional capacitado, para avaliar o grau de dependência e traçar um plano de trabalho personalizado.

Aí, a pessoa é encaminhada a um dos Grupos de Controle do Tabagismo e participa de encontros que falam de comportamentos, pensamentos e sentimentos que são obstáculos para os participantes permanecerem sem o cigarro.

“Em uma das reuniões, calcularam quanto cada um de nós já gastou, em média, com cigarro. Teve um senhor que a conta deu mais de R$ 2 milhões. No meu caso, deu mais de R$ 200 mil nesses 13 anos. Doeu no bolso. Agora, é pensar em saúde”, disse o funileiro.

Os benefícios aparecem logo

Os benefícios de deixar o cigarro aparecem já nos primeiros dias. Dessa forma, no primeiro dia os pulmões passam a funcionar melhor; dois dias depois, o olfato e o paladar melhoram. O risco de morte por infarto é reduzido à metade após um ano sem fumar.

E o seu Gerson segue firme na decisão, mesmo passando pelos desafios das primeiras semanas de combate com o vício, que são as mais difíceis. Tem que persistir.., e todo dia!!!!!

Ah, o Ministério da Saúde também oferece informações para quem quer parar de fumar. Clique aqui para ver

Gerson parou de fumar após 13 anos agarrado no amor que sente pela filha - Foto: divulgação

Gerson largou o cigarro após 13 anos agarrado no amor que sente pela filha – Foto: divulgação

Com informações do TudoJáExiste