Bailarino autista que morou em lixão, vence depressão e é chamado para festival na Alemanha

Olha que virada na vida! O bailarino Amauri Lopes, 16 anos, é um jovem autista que morou na rua e no lixão com a mãe, teve depressão e conseguiu se reerguer graças à dança! Mais que isso: agora ele foi selecionado para um dos maiores festivais de dança do mundo.
Amauri, filho da catadora de recicláveis Eliana Souza, conquistou uma vaga no Festival Tanzolymp 2023, em Berlim, na Alemanha, e está muito feliz.
A mãe, de Praia Grande, no litoral de São Paulo, contou como era o filho antes da dança: “Ele era muito depressivo, não queria sair de casa e a arte ajudou na socialização”, agradeceu.
Amauri foi diagnosticado com autismo aos 10 anos de idade, quando a mãe percebeu que ele não falava, vivia trancado no quarto e o levou a um médico.
Viveram momentos difíciles
Amauri e a mãe já passaram por muitas dificuldades. Quando ele tinha apenas 5 anos, foram despejados do barraco que moravam e passaram a morar num aterro sanitário, onde ficaram por seis anos.
Depois, ela contou que conseguiu construir um ‘barraquinho’ dentro de um lixão em Praia Grande.
Quando o garoto completou 10 anos, foram morar em um conjunto habitacional e lá ele foi descoberto.
A descoberta do artista
Nesta mesma época, um professor da escola onde Amauri estudava percebeu o talento que o menino tinha para a arte e sugeriu para Eliana que matriculasse o filho nas aulas de teatro no Complexo Cultural Palácio das Artes, administrado pela Prefeitura de Praia Grande.
O jovem artista, que faz teatro desde os 10 anos, há 3 anos ingressou na dança. Hoje em dia, ele faz balé e jazz contemporâneo. E foi justamente nesta área que ele começou a se destacar e a ser premiado, vencendo também o preconceito.
“Quando ele vai para as seletivas e para os campeonatos, ele não usa o laudo médico, ele vai pelo mérito dele. Ele treina todos os dias até às 22h”.
Precisa de apoio
Eliana lamentou que, infelizmente, não tem condições de arcar com a viagem do filho para a Alemanha. Por isso, Amauri mobilizou uma vaquinha para conseguir realizar esse sonho.
A meta é de R$ 15 mil para arcar com transporte, alimentação e estadia.
O festival será em fevereiro de 2023.
Estamos torcendo por você, Amauri!
Veja o talento desse jovem brasileiro:
View this post on Instagram
Com informações de G1

Cientistas brasileiros criam colágeno igual ao extraído de jumentos para salvar animais da extinção
Caso Orelha: 2 jovens que mataram o cachorro estão na Disney; #JusticaPorOrelha
Arara pousa no braço de ciclista na estrada e ela se emociona; vídeo
Produção de cannabis medicinal no Brasil: veja as regras propostas pela Anvisa
Idosos brasileiros completam 100 anos de idade, 70 de casamento, e revelam segredo
Orelha: artistas pedem justiça para o cachorro morto por adolescentes em praia de SC
Professora salva vida de aluno engasgado na escola: “não conseguia respirar”
Pacientes de AVC recuperam a voz com tecnologia de IA