Enfermeira transforma bonecas em pacientes e ajuda crianças com medo de agulha

Uma enfermeira de Campo Grande (MT) tem feito a diferença na pediatria do hospital da Santa Casa da cidade. Para ajudar crianças a perderem o medo de agulha e não tornar o momento tão estressante e assustador, Débora Zeferino transforma bonecas em pacientes. E a iniciativa tem dado super certo!
Essa técnica é usada pela enfermeira há 20 anos e tem mudado a maneira que as crianças encaram a internação e as injeções. Foi o caso da paciente Maria Cecília, que deixou de ver o hospital como uma tortura.
“Quando a Maria precisou colocar o acesso para tomar medicação na veia, a enfermeira colocou o acesso na boneca também. Falou ‘olha, sua filha vai tomar um remedinho também”, contou a mãe da menina, Jéssica Benitez.
Crianças mais confiantes
Débora explicou que muita gente acredita que as crianças não precisam entender o que está acontecendo, sendo que a internação não precisa ser um momento tão doloroso para o pequeno paciente.
“Às vezes, pode parecer que elas não entendem, mas quando você explica, demonstra, isso muda muito”, afirmou.
Por isso, além dos brinquedos terapêuticos, a enfermeira também paramenta as crianças, faz brincadeiras e tenta inovar quando as internações são por períodos extensos.
E ela conta qual é o resultado dessa ideia tão simples e eficaz:
“As crianças conseguem se expressar e ficam muito mais tranquilas, então são meios de deixar esses processos menos dolorosos”, concluiu.
Que trabalho incrível, Débora! Por que não inventaram isso quando a gente era pequeno? rs
Com informações de Campo Grandes News

Cirurgião que ficou paraplégico após acidente volta a operar com cadeira especial comprada pelo hospital
Mães de escola dão festa para menina autista não verbal; família apertada com gastos. Vídeo
Em férias, médicos brasileiros salvam passageiro em crise durante voo para a Espanha
Felca doa dinheiro do vídeo sobre adultização para crianças vítimas de abuso
Mulher mais rica do mundo abre faculdade de medicina gratuita para alunos carentes e forma 1ª turma
Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha, imobiliza ladrão e viraliza; assista
Menina fica milionária com caneca que inventou para avô com Parkinson
Pele de tilápia salva jabuti queimado em incêndio florestal em Brasília
31 milhões já tiraram a nova carteira de identidade no Brasil; veja como conseguir a CNI
Dormir em rede ajuda a melhorar desenvolvimento de bebês prematuros; estudo
Asteróide recebe nome de jovem brasileira de Alagoas: Nicolinha
Menina brasileira superdotada é medalhista em competição internacional de Matemática