Jogadores da Europa vão se ajoelhar contra o racismo. ‘No Room For Racism’

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Jogadores da Europa vão se ajoelhar contra o racismo. ‘No Room For Racism’
O protesto dos jogadores ajoelhados contra o racismo começou na Premier League após assassinato de George Floyd, nos EUA - Foto: Will Oliver / Pool / AFP / Getty Images

Sim, é preciso falar e deter o racismo! E jogadores de futebol da Premier League vão se ajoelhar neste fim de semana para mostrar ao mundo que é preciso mudar a mente humana sobre a questão racial. Lembrando que aqui no Brasil racismo não é questão de opinião, é crime imprescritível!

A atitude de protesto faz parte da campanha No Room For Racism – Não há espaço para racismo, em tradução livre.

E eles vão se ajoelhar neste domingo, em Londres, em um dos jogos mais esperados desse início de temporada. O líder Arsenal recebe o Liverpool no Emirates Stadium, domingo, 12h30 pelo horário de Brasília.

Gesto poderoso

Autoridades de alto escalão lançarão a iniciativa antidiscriminatória neste fim de semana e ela vai durar pelas próximas duas rodadas de jogos. O time do Chealse confirmou sua participação.

Vários jogadores principais acreditam que continua sendo um gesto poderoso e impactante se ajoelhar em campo, e estão ansiosos para transmitir sua mensagem no grande torneio no Catar.

Marco no futebol

O gesto se tornou um marco do futebol inglês por dois anos, na época em que os jogadores procuravam mostrar seu apoio à igualdade racial, após a morte covarde de George Floyd nos Estados Unidos, asfixiado por um policial que foi condenado pela justiça norte-americana.

Depois das reuniões no verão, os jogadores decidiram parar de se ajoelhar antes de cada jogo para realizar o gesto em certas ocasiões da temporada.

Esta decisão foi tomada depois que os 20 capitães dos clubes concordaram que o gesto havia perdido seu impacto e sua gravidade.

A volta do gesto poderoso

O Bournemouth deixou de se ajoelhar na última temporada enquanto estava no Campeonato, mas confirmou no início da atual campanha que realizaria o gesto antirracismo nos dias combinados.

Além do gesto dos jogadores neste próximo fim de semana, o jornal inglês Sportsmail informou em julho que o time pretende continuar se ajoelhando na Copa do Mundo ainda este ano.

Jogadores da Premier League vão se ajoelhar neste fim de semana como parte da campanha contra o racismo - Foto: Will Oliver / Pool / AFP / Getty Images

Jogadores da Premier League vão se ajoelhar neste fim de semana como parte da campanha contra o racismo – Foto: Will Oliver / Pool / AFP / Getty Images

Com informações do Premier Legue e Chelsea