Jovem que não tinha casa e morou em posto de gasolina conta história em livro para inspirar

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Jovem que não tinha casa e morou em posto de gasolina conta história em livro para inspirar
A jornalista conta que decidiu escrever o livro sobre quando viveu em um posto de combustível para inspirar memórias e pessoas - Foto: divulgação

Uma garota que viveu uma boa parte da adolescência em um posto de gasolina, quando a família não tinha onde morar e utilizava um escritório do local como casa. A história de vida impressionante é da  jornalista Larissa Campos.

Larissa lembra que foi neste tempo que ela mais acumulou histórias de superação, esperança e amor. Agora, formada e sem as dificuldades do passado, ela resolveu escrever um livro para inspirar outras pessoas a nunca desistirem diante os obstáculos que surgem na vida da gente.

Ela escreveu o “A casa do posto” e fala sobre medos, dificuldades financeiras, aventuras e tudo o que viveu. São contos reais, mas que parecem ter sido tirados de um lindo filme. É cheio de inspiração e vontade!

A autora revela momentos que viveu enquanto morava com a família no posto. “Todas [as histórias] com percepções sentimentais em torno da vivência em uma casa atípica, talvez imprópria, quem pode julgar?”, questionou.

Memórias num caderninho

Larissa contou que sempre gostou de escrever. E quando a família se mudou para o posto de combustível, ela se dedicou a guardar as lembranças em um caderninho. Nesta época, era a leitura e a escrita que ocupavam o tempo e a mente da menina.

A ideia de publicar essas memórias começou no início de 2020, quando a jornalista perdeu o avô, Álvaro de Campos.

Larissa explica que essa foi a forma mais generosa de lembrá-lo para sempre e de lidar com a perda. O livro é dedicado a ele.

Leia mais notícias boas:

A casa do posto

Foram quatro longos anos que Larissa viveu em um posto de combustível Rodovia dos Imigrantes (MT) com a família. Ela lembra que eles se dividiam em um escritório com três cômodos.

A memória, a infância e a imaginação são os temas principais da obra, que mescla lembranças pessoais com criação literária.

São histórias inspiradoras, que mostram a visão de uma jovem sobre a moradia inusitada, a transitoriedade do fluxo de pessoas presente no universo da beira de estrada, as histórias estranhas ali compartilhadas e o cotidiano de uma família.

Livro com áudio

A obra faz parte do Selo Auroras, projeto dedicado apenas à literatura produzida por mulheres.

A escritora também lança nas principais plataformas de áudio (Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e afins), o audiodrama do livro. Produzido por Altia Podcasts, oito contos do livro receberam narração dramatizada e estarão disponíveis para os ouvintes desses streamings.

Com a epígrafe de Cortázar dizendo “Gostávamos da casa porque, além de ser espaçosa e antiga (…), guardava as lembranças de nossos bisavós, do avô paterno, de nossos pais e de nossa infância”, a autora reitera que o universo de seu livro de estreia é, antes de tudo, afetivo, ainda que carregado de complexidade.

Além de inspiração, a percepção do tempo está na construção dessas histórias. Ela relembra a época em que viveram nesse lar improvisado e as histórias que movimentaram os dias.

As pessoas são feitas de histórias e a autora usa isso como subterfúgio de escrita e criação.

“O futuro é uma parada, outro não-lugar, um posto de gasolina na rodovia do ser-tão desconhecido.”

Larissa sempre foi apaixonada por leitura - Foto: arquivo pessoal

Larissa, que viveu num posto de gasolina, sempre foi apaixonada por leitura – Foto: arquivo pessoal