Artista com corpo paralisado pinta quadros com os olhos e emociona

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Artista com corpo paralisado pinta quadros com os olhos e emociona
Embora a artista Emily viva com uma condição que a silenciou, ela ainda é capaz de se comunicar e se expressar com os olhos. Fotos: Redes Sociais

A história dessa artista é impressionante! Diagnosticada com a Síndrome de Rett, um raro distúrbio genético neurológico que limita a fala e o movimento, a jovem artista Emily Shifflet, de 27 anos, pinta seus quadros com os olhos!

Isso mesmo que você leu! Embora viva com uma condição que a silenciou, Emily é capaz de se comunicar e se expressar com os olhos. Seus quadros são pintados por meio de um software digital especial  chamado Tobii EyeGaze Device.

E a norte-americana encontrou na arte o caminho para expressar seu amor e criatividade. “Sua arte é um presente”, disse Jenny, mãe de Emilly. “Está mostrando às pessoas que indivíduos com diferentes habilidades podem criar e ter sucesso de maneiras diferentes. Era isso que queríamos mostrar”.

O diagnóstico

Emily foi diagnosticada com a Síndrome de Rett quando tinha apenas 3 anos de vida. Aos 6 meses de vida, a mãe notou que ela não estava atingindo os marcos de desenvolvimento comuns para essa idade.

Com dois anos, a menina foi perdendo a capacidade de andar, falar e engolir.

“Aos 3 anos, nós a levamos ao programa Johns Hopkins Kennedy Krieger e ela foi diagnosticada com sintomas da Síndrome de Rett”.

Tecnologia Tobii

O computador Tobii foi um divisor de águas na vida de Emilly. Com ele, a jovem consegue se comunicar com as pessoas e expressar sua criatividade, já que cresceu cercada pela arte dentro de casa.

“Emily poder finalmente usar o único músculo que ela tem para ser criativa”, disse Jenny. “E ela tem sido”.

Arte e conscientização

Hoje, Emilly vende suas artes em formato de cartão de Natal. Como Outubro é o Mês da Conscientização da Síndrome de Rett, Emily está em parceria com uma campanha nacional de arte chamada “ Rett Revealed ”.

No evento, ela apresentará sua arte exclusiva e aumentará a conscientização sobre a Síndrome de Rett.

“Sua arte é um presente”, concluiu Jenny.

Confira algumas artes dessa maravilhosa artista:

Hoje, Emilly vende suas artes em formato de cartão de Natal. Foto: Redes Sociais

Hoje, Emilly vende suas artes em formato de cartão de Natal. Foto: Redes Sociais

Obras lindas! Foto: Redes Sociais

 Obras lindas! Foto: Redes Sociais

Jovem artista pinta seus quadros com os olhos. Foto: Redes Sociais

Jovem artista pinta seus quadros com os olhos. Foto: Redes Sociais

 

Com informações de InspireMore