Nova Barbie homenageia 1ª mulher preta que ficou milionária nos EUA

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Nova Barbie homenageia 1ª mulher preta que ficou milionária nos EUA
A boneca Barbie em homenagem a Madam C.J. Walker também reforça a representatividade de mulheres pretas para crianças - Foto: Mattel

Uma Barbie para homenagear a primeira mulher preta que ficou milionária nos Estados Unidos. Falamos da Madam C.J. Walker, uma visionária empreendedora que fez fortuna ao criar produtos especializados para o tratamento de cabelo de mulheres pretas, como ela, há muito tempo atrás.

“Com exemplos como o de Madam C.J. Walker, as meninas podem ver que sua imaginação é apenas o começo do que elas podem alcançar”, diz um tweet da Barbie.

Madam C.J. Walker, que entrou para o Guinness Book como a primeira milionária preta dos Estados Unidos, agora faz parte da coleção Mulheres Incríveis, da Mattel, que homenageia personalidades femininas que fizeram história!

Como ela conseguiu

Madam fez muito sucesso após criar os primeiros produtos. Com a marca conhecida, ela abriu um salão de beleza, uma fábrica e se tornou a primeira mulher autodidata dos EUA, além de patrona das artes e ativista.

A trajetória dessa mulher incrível também foi contada na série “A Vida e a História de Madam C.J. Walker”, disponível na Netflix.

Representatividade

Para a Mattel, a escolha de Madam C.J. Walker para se tornar a nova Barbie vai além da conquista dela como empreendedora.

A marca reconhece a importância da representatividade para as crianças e entende que esse é um tema importante e que nunca morrerá.

“Quando eu tinha três anos, minha mãe fez questão que eu tivesse uma boneca preta porque ela sabia do poder das imagens e modelos. Ter essa Barbie de Madam C.J. Walker é um presente maravilhoso não apenas para mim, mas para as meninas que podem se ver nela”, escreveu a tataraneta de C.J. Walker no Twitter.

Leia mais notícias boas:

Mulheres inspiradoras

A nova Barbie faz parte da iniciativa “Mulheres Inspiradoras” criada pela Mattel para celebrar mulheres que se destacam.

No ano passado, foram lançadas seis Barbies inspiradas em mulheres que tiveram papéis importantes na luta contra o coronavírus, como a biomédica brasileira Jaqueline Goes, responsável pela equipe que sequenciou o genoma do SARS-CoV-2 em apenas 48h no Brasil.

A Mattel também lançou bonecas em homenagem à primatologista britânica Jane Goodall, à escritora Maya Angelou e à ativista Rosa Parks, além de outros nomes.

Madam C.J. Walker criou produtos para mulheres pretas - Foto: reprodução

Madam C.J. Walker criou produtos para mulheres pretas – Foto: reprodução

Com informações de MundoNegro