Robô que apaga incêndio e protege bombeiros passa em teste em Fortaleza

O Brasil é o primeiro país da América Latina a testar o Aircore, um robô que apaga incêndio com mais rapidez e segurança. Ele foi testado em Fortaleza, no Ceará e foi muito comemorado por profissionais da área.
O robô auxiliar ajuda a combater incêndios urbanos e florestais com mais assertividade e a proteger a vida dos bombeiros envolvidos nas ações.
O teste foi realizado durante o combate ao fogo em uma área de vegetação no Bairro José Walter. Conforme o Corpo de Bombeiros, os agentes da 4ª Companhia do 1º Batalhão foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para a ocorrência, na semana passada.
Tecnologia de ponta
O robô Aircore conta com tecnologia de ponta, holofotes de alta capacidade e câmeras de filmagem regular e térmica.
O equipamento é movido por esteiras e pode entrar em terrenos irregulares e acidentados, onde outros veículos teriam dificuldade para acessar.
Leia mais notícias boas:
- Pílula robótica para substituir injeções e antibióticos é criada nos EUA
- Lançado robô que varre, passa pano, tira o lixo e ainda se limpa sozinho
- Robô simula braço humano e auxilia em cirurgia de coluna inédita no RS
Operação otimizada
Na ocorrência, o robô ajudou a reduzir o fogo com jatos de água potentes. Com o apoio de câmeras, ele também acompanha a temperatura do ambiente e orienta sobre os pontos em que os bombeiros devem ter mais atenção.
Com a turbina do Aircore, foi possível ainda resfriar o ambiente mais rápido e reduzir o consumo de água.
Após o controle do fogo, foi feita uma análise da extensão do terreno para garantir a impossibilidade de uma nova ocorrência de incêndio na região.
Além do robô que apaga incêndio, foram deslocados para o local mais dois veículos da corporação. Segundo os agentes, o número maior de bombeiros se deu por conta das condições climáticas e de acesso ao terreno.
Veja:
Com informações de Corpo de Bombeiros do CE

Superidosa de 126 anos dá dedada no bolo de aniversário e diverte as redes; vídeo
Pix já está valendo em 8 países e é mais barato do que comprar com cartão de crédito; veja
Neta realiza sonho da avó de 81 anos, que nunca teve uma boneca na vida; vídeo
Médica brasileira conquista bolsas em 4 universidades dos EUA e escolhe Harvard
Aos 93 anos, Ary Fontoura mostra rotina de treinos e incentiva: “Você consegue dar o primeiro passo”; vídeo
Diarista salva 3 pintores pendurados no andaime durante ventania no Rio; vídeo
Bebê égua acha que é cachorro, deita na rede para balançar e encanta milhões; vídeo
Europa faz primeira transmissão de 5G via satélite: leva internet a qualquer lugar do planeta
Confirmado: Duda Santos será Daiane dos Santos no cinema; produção de Viola Davis
Lei do Pix Pensão já está em vigor: pagamento automático da pensão alimentícia
Caramelo baleado ao defender a tutora durante assalto vai ter alta: ganhou capa de super-herói; vídeo
Professor universitário mais jovem do mundo tem 18 anos e entra para o Guinness Book