Homem que vivia nas ruas passa em concurso, assume cargo em prefeitura e agradece

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Homem que vivia nas ruas passa em concurso, assume cargo em prefeitura e agradece
Ele morou durante anos nas ruas, passou no concurso público e acaba de assumir o cargo de pintor - Foto: Prefeitura de Taubaté

Olha que virada! Sem-teto desde 2017, seu Ranulfo Costa, de 60 anos, foi aprovado em um concurso realizado pela Prefeitura de Taubaté, no Interior de São Paulo e já assumiu o cargo de pintor!

A aprovação de Ranulfo foi puro mérito dele. O homem foi resgatado, tratado da dependência em álcool e preparado para o certame. E o idoso não esconde a gratidão aos que deram apoio para ele chegar até aqui.

“Tive depressão, tédio e momentos em que ninguém pensava em mim. Sofri com bebida demais e longe da família. Quase dei um salto mortal igual moleque [quando descobri a aprovação]. A assistente social me procurou para falar sobre isso [o resultado do concurso] e foi uma alegria imensa”, explicou.

Feliz da vida

Ranulfo começou o trabalho como pintor na última segunda-feira (31) e posou para fotos com as profissionais que o ajudaram, que são parte do Centro de Referência Especializado — mais conhecido como Centro Pop — e da Sedis (Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social).

Segundo uma publicação feita pela própria prefeitura, Ranulfo ficou na 10ª colocação do concurso público realizado no início do ano pela Administração Municipal. Além dele, mais dois homens em situação de rua foram aprovados para vagas de gari e cuidador.

Alcoolismo e esperança

Ranulfo disse que o principal motivo que o levou a viver em situação de rua foi o consumo de álcool em excesso. Com tratamento que recebeu, ele conseguiu se reabilitar e concorrer à vaga.

“Bebida, rotina, depressão. Tem momentos que a gente achava que ninguém pensava na gente, longe da família”, contou o pintor.

Leia mais notícias boas:

Como conseguiu a virada

Ter acesso ao concurso público só foi possível porque Ranulfo entrou para um projeto que ajuda pessoas em situação de rua.

Ele e mais 35 pessoas se inscreveram em aulas de reforço oferecidas no final do ano passado no Centro Pop.

O objetivo do projeto era justamente preparar os participantes para realizarem a prova do concurso público.

Eles se reuniam duas vezes por semana e estudavam as matérias exigidas no edital da seleção. Os integrantes ainda receberam kits de materiais escolares, além de um auxílio para realizar a inscrição e isenção da taxa.

Inspirado pelo novo emprego, ele já planeja o futuro. “Primeiro quero arrumar uma casa para mim. Depois quero auxiliar meus filhos, que são jovens… quero ajudá-los em tudo que der. E depois terminar a velhice em paz”, concluiu.

O idoso e as apoiadoras do projeto - Foto: Prefeitura de Taubaté

O idoso que vivia nas ruas de Taubaté e as apoiadoras do projeto – Foto: Prefeitura de Taubaté

Com informações da Prefeitura de Taubaté