“Brasil voltou”, “Exuberante”, “Ovacionado”; Manchetes do mundo sobre Lula na Cop 27

A imprensa internacional reagiu bem ao discurso do presidente eleito do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na Cop 27 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – no Egito, nesta quarta-feira, 16. (veja os prints abaixo)
Jornais estrangeiros publicaram que Lula propôs uma aliança para combater a fome em todo o mundo e cobrou dos países ricos o cumprimento da promessa de recursos para enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas nos países mais pobres.
O presidente eleito do Brasil também sugeriu a criação de um fundo global para resolver os problemas já causados pelas mudanças climáticas e prometeu reduzir os danos à floresta amazônica. Ele prometeu se esforçar para zerar o desmatamento até 2030 e punir o garimpo, a mineração, a extração de madeira e a agropecuária ilegais. E ofereceu o Brasil sediar a próxima reunião, a Cop 30, em 2025, em algum estado amazônico.
Jornalistas do mundo inteiro se espremeram do lado de dentro da sala e também do lado de fora para acompanhar a esperada fala de Lula, que foi aplaudido diversas vezes, principalmente quando afirmou: “Quero dizer que o Brasil está de volta”.
‘New York Times’, Estados Unidos
O “New York Times” escreveu no título que Lula foi exuberante na COP 27. A reportagem começa dizendo que os outros líderes de países já não estavam mais no evento, e que a chegada de Lula eletrizou a COP 27 no Egito.
“O entusiasmo era palpável aqui para Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido simplesmente como Lula para a maioria. Recentemente, ele derrotou Jair Bolsonaro, um homem que os ambientalistas brasileiros descrevem como um pesadelo, por governar durante quatro anos de desmatamento desenfreado e aplicação negligente das leis na vasta e frágil floresta amazônica do país”, diz o texto.
‘Washington Post’, Estados Unidos
A imprensa mundial espera que a liderança do presidente eleito do Brasil possa ser importante para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas, escreveu o “Washington Post”.
“Como a floresta amazônica é vasta, seu destino é crítico para as emissões globais. E como o Brasil é uma grande nação em desenvolvimento, tem credibilidade e peso para levar os países indecisos a aumentar suas ambições climáticas, dando-lhe um poder que transcende suas fronteiras”, diz o texto.
‘La Nación’, Argentina
O “La Nación” afirmou que Lula foi a grande figura do dia na COP 27, “onde foi aplaudido pelos ativistas climáticos que aguardavam seu pronunciamento, no qual anunciou a criação de um Ministério dos Povos Indígenas e propôs organizar a conferência do clima da ONU em 2025 no estado do Amazonas”.
O texto descreve a recepção (“Olé, ole, ole… Lula… Lula”, gritavam os presentes”) e afirma que o brasileiro foi saudado com vivas e aplausos por centenas de pessoas na conferência de Sharm el-Sheikh, “na qual garantiu que travará uma ‘luta muito forte’ contra o desmatamento, e que falará muito com os povos indígenas”.
‘Der Spiegel’, Alemanha
O site da revista Der Spiegel publicou que Lula quer que a reunião sobre o clima de 2025 aconteça na região amazônica.
“O (futuro) chefe de Estado anunciou que vai combater o desmatamento em todos os ecossistemas brasileiros, reconstruir os órgãos ambientais e de controle que foram enfraquecidos durante o governo Bolsonaro e punir os crimes ambientais. ‘Quero dizer a vocês, o Brasil está de volta’, disse Lula em seu primeiro discurso internacional oficial desde que venceu a eleição no final de outubro”, publicou a Der Spiegel.
‘Le Monde’, França
O texto do “Le Monde” sobre a participação de Lula começa dizendo que o presidente eleito do Brasil pediu, com urgência, a criação de um fundo para cobrir os danos já causados por mudanças climáticas no mundo.
O jornal francês também afirma que Lula pediu para que a conferência de 2025 seja realizada na Amazônia.
Veja os prints das manchetes internacionais:
Com informações do g1

Acordo Mercosul-UE: vinhos vão ficar até 27% mais baratos; veja o top 10
Melhora a advogada que salvou a família em incêndio no Paraná; está consciente
Mulher surpreende marido com anúncio de gravidez em voo; vídeo viralizou
Brasileira transforma guarda-chuvas que iam para o lixo em roupas e fatura R$ 200 mil
Açaí é reconhecido por lei como fruta brasileira; contra biopirataria
Tratar hérnia de disco sem cirurgia; técnica de médico brasileiro usa injeção na coluna
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas