Telescópio James Webb descobre galáxias primitivas do começo do Universo

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Telescópio James Webb descobre galáxias primitivas do começo do Universo
As galáxias primitivas podem mudar o conceito que conhecemos sobre o surgimento do Universo - Foto: Nasa

Duas galáxias primitivas, possivelmente do começo do universo, foram registradas pelo supertelescópio James Webb. Segundo a Nasa, esse achado “pode alterar fundamentalmente” o que sabemos sobre as primeiras estrelas que se formaram após o Big Bang.

Na cronologia do Universo, a teoria mais aceita até então é de que a Idade das Trevas, como é chamado o período sem estrelas, planetas, ou galáxias no nosso espaço, teria durado até aproximadamente 400 milhões de anos após a grande explosão que deu origem ao espaço-tempo.

Segundo os pesquisadores da agência nacional americana, esses dois sistemas desafiam esse conceito. O tempo de vida estimado é de aproximadamente 450 milhões de anos após o Big Bang, o que podem mudar os conceitos sobre a formação de estrelas.

Nova teoria sobre o universo

Com os resultados da descoberta das galáxias primitivas, os pesquisadores acreditam que algumas estrelas podem ter começado a se formar, talvez, até 100 milhões de anos após o Big Bang.

“Este é um capítulo totalmente novo para a astronomia”, afirmou Paola Santini, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo.

“Essas observações fazem sua cabeça explodir […]. É como uma escavação arqueológica e, de repente, você encontra uma cidade perdida ou algo que não conhecia. É simplesmente impressionante”, acrescentou Paola, que faz parte do Observatório Astronômico de Roma.

Leia mais notícias boas:

Galáxias incomuns

Além de chamarem atenção pelo possível tempo de vida delas, as galáxias primitivas observadas pelo James Webb são bastante diferentes das que nos rodeiam hoje em dia.

Além de serem bastante luminosas, elas têm um formato bem característico. São esféricas ou de disco, em vez de grandes espirais (como a nossa Via Láctea).

Agora, depois da publicação desses dados, os cientistas esperam fazer novas observações com o supertelescópio para confirmar a distância desses dois sistemas e compreender melhor como era de fato o início do nosso Universo.

A Nasa informou que as galáxias podem ter aproximadamente 450 milhões de anos - Foto: Nasa

A Nasa informou que as galáxias podem ter aproximadamente 450 milhões de anos – Foto: Nasa

Com informações de TheGuardian