Vacina contra câncer de pele entra na fase final de testes! Chegando!

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Vacina contra câncer de pele entra na fase final de testes! Chegando!
O imunizante contra o câncer de pele usa a mesma tecnologia da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa. Foto: Reprodução/internet

Que notícia maravilhosa! Uma vacina contra o câncer de pele entrou na fase final de testes. As farmacêuticas Moderna e Merck MSD anunciaram que foi positiva a segunda fase.

A vacina usa a mesma tecnologia da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa – o uso de RNA mensageiro (RNAm) – e apresentou uma redução de 44% no risco de recidiva da doença, ou morte, em pacientes com melanoma de estágios III ou IV.

“Estes resultados são altamente encorajadores para o tratamento do câncer. O mRNA foi transformador para a Covid-19, e agora, pela primeira vez, demonstramos o potencial para o mRNA ter um impacto nos resultados de um ensaio clínico em melanoma”, disse Stéphane Bancel, Diretor Geral da Moderna.

A vacina

Segundo os cientistas envolvidos no projeto, a terapia pode prevenir o avanço ou reincidência de um típico específico de câncer já diagnosticado anteriormente, não necessariamente imunizando o paciente contra a doença. O foco é potencializar o sistema imunológico.

Resultados

A fase dois combinou a vacina mRNA-4157/V940 e a imunoterapia Keytruda.

O tratamento conjunto se demonstrou 44% mais eficaz em reduzir o risco de recidiva ou morte nos pacientes do que a imunoterapia sozinha.

Agora, é preciso esperar pela conclusão do resultados porque a fase 3 tem início já em 2023.

Vacina contra câncer da BioNTech

E tem mais vacinas para vencermos o câncer. Cientistas da empresa farmacêutica alemã BioNTech (concorrente), anunciaram que a esperada vacina contra o câncer estará disponível antes de 2030.

A empresa é a mesma responsável pela vacina contra a Covid.

Atualmente, a BioNTech está em uma fase avançada de testes clínicos de versões do imunizante. A vacina é focada no câncer colorretal, câncer de pele melanoma, e câncer de cabeça e pescoço.

Demais! Corram senhoras e senhores cientistas!!!!

Com informações do StraitsTimes