Posse de Lula é destaque no mundo pela imprensa internacional

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Posse de Lula é destaque no mundo pela imprensa internacional
Lula prioriza excluídos no seu governo - Foto Tânia Rego / Agência Brasil

A cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no seu terceiro mandato, é destaque no mundo e na imprensa internacional! A notícia foi dada de forma positiva e elogiosa. A não presença do ex-presidente Jair Bolsonaro também foi lembrada, assim como o movimento de seus apoiadores e a multidão que foi às ruas em Brasília para acompanhar a solenidade.

Participaram da cerimônia a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como “Janja”, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e sua mulher Lu Alckmin.

As imagens de Lula se emocionando, dos representantes do povo e da multidão correram nos sites, jornais e emissoras da imprensa internacional.

EUA e Europa

The Washington Post, um dos principais veículos norte-americanos, disse: “Milhares se reúnem para posse de Lula em um Brasil tenso”, enquanto o The New York Times ressaltou a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro e o fato de ele estar nos Estados Unidos.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a posse de Lula sintetiza: “Esperança, alegria, euforia: brasileiros saem às ruas para comemorar nova era de Lula”.

O site da BBC News observou a multidão que acompanhou a cerimônia: “Um mar de apoiadores de Lula se reuniu em frente ao Congresso”.

O jornal espanhol El País ressaltou os principais pontos do discurso de Lula: “desmatamento zero” na Amazônia. Para o El País, a posse ocorre em um momento em que o Brasil está “profundamente dilacerado”.

De forma semelhante, o francês Le Parisien classificou a data como um dia “histórico e tenso”.

O Le Monde, um dos mais antigos veículos da França, noticiou: “A volta ao Palácio do Planalto marca um retorno excepcional para Lula, que passou pela prisão há apenas quatro anos após ser acusado de corrupção”.

A emissora alemã Deutsche Welle enfatizou a atenção que Lula dará à reativação do Fundo Amazônia. Segundo a DW, a Alemanha liberará 35 milhões de euros para o fundo.

América do Sul

Para o argentino Clarín, Lula foi objetivo: “Chega de ódio, de fake news e de armas, governarei para todos os brasileiros”.

O jornal chileno La Tercera destacou o discurso do presidente Lula no Congresso Nacional ao afirmar que vai “reconstruir o país”, enquanto o paraguaio ABC Color ressaltou que o petista prometeu cobrar responsabilidades por aqueles que não tomaram providências durante a pandemia da Covid-19.

Ásia

O South China Morning Post, um jornal de língua inglesa de Hong Kong, usou o termo “Lulapalooza”, popularizado nas redes sociais, para definir a cerimônia de posse.

“Cantando a plenos pulmões, desfilando com estilo carnavalesco e agitando bandeiras vermelhas gigantes com arco-íris, dezenas de milhares de pessoas inundaram a capital do Brasil no domingo para o ‘Lulapalooza’, uma posse presidencial com uma vibração de festival de rock”, disse o Sohth China Morning Post.

A agência pública de notícias do Irã, Irna, destacou a presença do vice-presidente do país, Vice President Mohammad Hosseini, na cerimônia de posse de Lula e a relevância do Brasil nas relações com os iranianos.

Lula se emocionou no Parlatório - Foto: Marcelo Camargo. / Agência Brasil

Lula se emocionou no Parlatório – Foto: Marcelo Camargo. / Agência Brasil

A cachorrinha Resistência, paixão de Lula e Janja, sobe a rampa do Palácio do Planalto - Foto: reprodução

A cachorrinha Resistência, paixão de Lula e Janja, sobe a rampa do Palácio do Planalto – Foto: reprodução