Mulher trans, repreendida por ter voz feminina, vira grande cantora lírica. VÍDEO

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Mulher trans, repreendida por ter voz feminina, vira grande cantora lírica. VÍDEO
Ela lembra de um professor de canto que ao ouvi-la, falou que ela precisava cantar com voz de homem. Fotos: Redes Sociais

Vivian Fróes Ferrão é uma mulher trans, que por muitos anos escondeu a voz, virou cantora lírica. Aos 13 anos, ainda com o gênero masculino em seu nome e nos documentos, ela era repreendida de cantar por ter uma voz mais feminina.

“Para mim era um tom natural, mas as pessoas recebiam com muito preconceito e estranhamento. Então, passei a cantar escondida no meu quarto”, lembra a cantora, pianista, regente e preparadora vocal.

“Por uma grande parte da minha vida, eu cantei com voz feminina sem me identificar enquanto mulher trans porque eu nem sabia o que era transexualidade. Eu me identificava com os contratenores, uma classificação vocal para homens com voz muito aguda”, afirmou.

Preconceito

Não foi fácil para Vivian mostrar a voz. O preconceito por parte de outros músicos quase a fez se calar. Ela lembra com dor de um professor de canto que ao ouvi-la, falou que ela precisava cantar com voz de homem. Isso marcou sua vida e quase a fez desistir da música.

“Ele disse que eu não podia cantar naquela oitava porque eu era homem. Disse que não existia contratenor e perguntou se eu era castrati, se eu tinha feito castração”, revelou. Que horror, gente!

Incentivo

Mesmo assim, nada parou a Vivian. Ela cursou Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na graduação, procurou professores que aceitassem sua forma de cantar. Foi, então, que passou a caminhar para a música lírica profissional e para a regência de corais, sua especialidade.

“Essa voz moldou muito do que eu sou”, afirmou ela, que se reconheceu uma pessoa trans com 18 anos, durante a faculdade. “A voz é um elemento extremamente importante na vivência e na identidade das pessoas trans”, disse.

Leia mais notícias boas:

Inspiração

Além das aulas de canto, Vivian também prepara os alunos para falar em público e conta que ser reconhecida como uma transexual atuante no ramo muitas vezes é o que atrai seus alunos, que admiram sua capacidade de preparar a própria voz.

“Fico muito honrada de poder ser uma representatividade positiva nesse sentido, de superação e conquista. O que eu gostaria que passasse das minhas vitórias enquanto mulher trans e cantora lírica trans é que existe muita luta, mas que é possível a gente superar. E eu olho esse lugar que hoje eu ocupo e me surpreendo”, concluiu.

Confira uma apresentação da Vivian, é de arrepiar!

Youtube tumbnail video

Com informações de Agência Brasil