Como se preparar para teste físico em concursos. Dicas de especialista

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Como se preparar para teste físico em concursos. Dicas de especialista
Se preparar para testes físicos em concursos deve ser uma atenção primária do candidato, disse o especialista - Foto: Pixabay

Estar preparado para testes físicos em concursos, especialmente aqueles de carreiras policiais, não precisa ser uma dor de cabeça se o candidato souber as dicas certas. Normalmente, os concurseiros têm dificuldade na avaliação física porque priorizam a teoria e deixam de lado o preparo, que também é muito importante.

A orientação é bastante clara: o período ideal para começar o treinamento físico é 6 meses antes da avaliação, sendo o mínimo de 3 meses de preparo. Porém, tudo vai depender do candidato, a disponibilidade e a aptidão dele.

Agnaldo Bastos, advogado especialista em causas envolvendo concursos públicos, servidores públicos e militares, conversou com a reportagem do Só Notícia Boa e listou uma série de orientações que ele considera essenciais para quem faz concurso e exige o Teste de Aptidão Física (TAF).

Procure um médico especialista

Um dos maiores problemas das preparações para o teste de aptidão física é a falta de auxílio médico especializado nesse processo. Por mais que você esteja preparado em relação à saúde para o teste, é preciso consultar um médico que aplique técnicas para os seus treinamentos.

Assim, ele deve recomendar uma dieta e baterias de exercícios com intervalos de tempo que se adequam às suas necessidades específicas. Portanto, a consulta regular a um médico é crucial para conciliar a qualidade da sua saúde com a quantidade de exercícios.

É necessário buscar um profissional com experiência em treinamento esportivo de alto rendimento. O profissional da área é de extrema importância para avaliar os treinos, ajustar posições e cargas, trocar os exercícios conforme qual for de maior relevância, além de avaliar o desempenho, dentre outros.

Leia mais notícias boas

Alongamento e aquecimento

Antes de começar os treinos para o teste de aptidão física, é muito importante se aquecer. Esses aquecimentos serão responsáveis para preparar os músculos que possam estar atrofiados.  Uma das exigências mais difíceis do Teste de Aptidão Física (TAF) são as flexões na barra fixa.

O mais importante é treinar diariamente. Você pode fazer essas flexões em lugares como praças, parques, praias e academias. Em alguns concursos, esse exercício é cobrado apenas ao sexo masculino, enquanto em outros é cobrado a ambos os sexos. É imprescindível conferir essa informação no edital antes de começar a se preparar para o TAF.

Realize simulações completas e foque na semana do TAF

Ao longo de vários meses, após praticar todos os exercícios que serão cobrados pelo TAF, é ideal realizar simulações completas do teste. As simulações auxiliam tanto na preparação física quanto mental, e ajudam a cronometrar o tempo preciso de toda a prova. Apesar da preparação para o teste de aptidão física levar vários meses, a semana do teste é a mais crucial de todas.

Nessa última semana, é importante ter mais atenção quanto à sua alimentação, qualidade de sono e até mesmo quantidade de exercícios físicos. Diminua o ritmo nos últimos dias e evite qualquer atividade excessiva. É necessário cuidar do psicológico, ficar calmo e concentrado. Estude tanto para a prova teórica quanto física do concurso público. A determinação é o maior segredo para ser aprovado no TAF.

Fique atento as possibilidades da Liminar na Ação Judicial

Após a reprovação no teste de aptidão física (TAF), a primeira opção é uma liminar para você refazer o teste, caso o juiz entenda que feito em contexto ilegal. A segunda opção é que, através de uma liminar, você pode ser tido como apto no TAF. Se a contagem foi incorreta do seu exercício ou se a quantidade foi muito próxima, será aplicado o princípio da razoabilidade e proporcionalidade.

Dúvidas frequentes 

  • Se já aconteceram as fases do concurso, isso gera perda de objeto?

Se você conseguiu uma liminar favorável, existe jurisprudência que afirma que o encerramento das fases do concurso, homologação do concurso e, até mesmo, o vencimento do prazo de validade não gera perda do objeto da ação.

Por isso, pode entrar com a ação judicial, ainda que seja depois que ocorrer essas fases. Isso é importante porque se você entrou com o pedido de liminar, foi para voltar mais rápido para o concurso e para as demais etapas.

  • Se a liminar for negada, o que acontece?

Se houve a negativa do pedido liminar, você pode entrar com agravo de instrumento. Ele nada mais é do que um recurso para atacar essa liminar. Além disso, mesmo que você continue com o processo, é possível na sentença ou na acordão ter uma decisão favorável, ainda que o concurso público (ou curso de formação) já tenha encerrado.

É importante você entender que a liminar é uma decisão temporária que pode ser favorável ou desfavorável. Mesmo sendo desfavorável, não faz com que todas as suas chances se percam.

Mesmo após encerrar o concurso, a pessoa pode ter a convocação para fazer o TAF sozinho. Há situações em que a banca também pode organizar vários candidatos sub judice ou seja, quando a pessoa volta para o concurso sob ordem judicial.

  • Saiba os direitos dos candidatos

Todo candidato deve estar atento aos seus direitos quando for realizar a fase de aptidão física. Dentre eles, a pessoa deve ter a prova filmada e o acesso à filmagem, em especial nos casos de eliminação. O TAF deve ser feito nas mesmas condições para todos os candidatos. Assim, a avaliação deve ser razoável e proporcional, de acordo com a situação de cada pessoa.

  • Veja as ilegalidades mais comuns no teste de aptidão física

Duas ilegalidades mais comuns acontecem durante essa prova prática. Entre elas, a eliminação do candidato sem motivos ou justificativa específica e a exigência do Teste de Aptidão Física em concursos genéricos em que o TAF só pode ser fase de um concurso se houver previsão legal.

Concursos para cargos como juízes, técnicos administrativos, médicos, analistas, dentre outros, não podem exigir o TAF.

Muitas pessoas ficam apreensivas quando se trata do teste de aptidão física. Contudo, o Teste de Aptidão Física (TAF) não é uma fase impossível. Basta se preparar e prestar atenção a todas as dicas possíveis.

Ainda que se trate de uma fase eliminatória do concurso, há várias situações que devem ser observadas pelos candidatos, caso haja a eliminação, algumas circunstâncias podem levar a aplicação de recursos ou de ação judicial, que assegurem a vaga do candidato ao tão sonhado cargo público.

O teste de aptidão física é parte eliminatória em concursos -Foto: Pixabay

O teste de aptidão física é parte eliminatória em concursos -Foto: Pixabay