Israel manda ajuda humanitária à Síria e à Turquia após terremotos

A ajuda para as vítimas dos terremotos na Síria, na Turquia e região não param! Desta vez, Israel enviou ajuda humanitária aos dois países atingidos pelos tremores no dia 6 de fevereiro. A assistência foi anunciada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que mobilizou as forças israelenses para oferecer apoio às vítimas.
“Ajudar o próximo é parte da cultura judaica. Israel conta com muitas ONGs e associações da sociedade civil que possuem milhares de voluntários, nas áreas de educação, medicina, segurança, e outros setores, com milhares de voluntários dentro do próprio país e que servem à própria população de Israel”, disse André Lajst, cientista político especialista em Oriente Médio e presidente executivo da StandWithUs Brasil, em entrevista ao Só Notícia Boa.
Apesar de Israel considerar a Síria como um Estado hostil e não manter relações diplomáticas com o país, as Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram uma grande operação humanitária para ajudar civis durante o período da guerra civil síria.
A ajuda
Netanyahu, desta vez, disse que Israel recebeu pedidos por meio de canais diplomáticos para fornecer socorro aos feridos no terremoto, e que foi estabelecida uma investigação entre os militares e outros órgãos de segurança israelenses para que essa ajuda fosse oferecida.
De acordo com a imprensa local, o pedido de suporte veio da Rússia e Israel decidiu enviar tendas, remédios e cobertores para a Síria.
A série de tremores de terra na região foi considerado pelas autoridades públicas o pior desde 1939 na região provocando ao menos outros 40 réplicas, incluindo um outro terremoto de magnitude 7,6. Até o momento foram contabilizadas mais de 45 mil mortes decorrentes do desastre.
Leia mais notícias boas:
- Esperança: 16 bebês resgatados do terremoto são levados em avião presidencial
- Anônimo doa R$ 150 milhões para vítimas do terremoto na Turquia e Síria
- Ajuda brasileira ao povo da Turquia no terremoto tem socorristas, cães e amor; VÍDEO
Missões de Socorro
Netanyahu também enviou condolências aos cidadãos da Turquia e disse que, a pedido do governo turco, instruiu equipes de extração, resgate e socorro médico.
Após uma reunião no Ministério das Relações Exteriores de altos funcionários do IDF, Conselho de Segurança Nacional, Ministério da Defesa e Ministério da Saúde, foi anunciado que Israel enviará ainda duas missões de socorro à Turquia nos próximos dias: a primeira, de primeiros socorros, partirá primeiro e uma equipe maior de reforço sairá do país até o fim de fevereiro.
A decisão foi tomada em uma reunião no Ministério das Relações Exteriores de altos funcionários do IDF, Conselho de Segurança Nacional, Ministério da Defesa e Ministério da Saúde.
Os serviços de emergência Magen David Adom disseram em comunicado que estiveram em contato com os colegas turcos no Crescente Vermelho e “ofereceram assistência médica e humanitária”, e que seus profissionais também “estão acompanhando de perto o desastre do terremoto na Turquia e estão preparados para fornecer qualquer assistência que seja necessária”.
André Lajst disse que o que mobiliza Israel a prestar essa assistência humanitária sempre que necessário é um conjunto de fatores que funcionam em harmonia.
“Isso acaba sendo exportado quando há crises humanitárias, como enchentes, desabamentos ou deslizamentos de terra em algum lugar”, disse o cientista político.
Segundo o especialista, o governo de Israel costuma compartilhar a experiência em tratar vítimas de tragédias com o mundo.
Normalmente, por Israel ter experiência e know-how e já possuir um sistema cultural de voluntariado, surge essa vontade de ajudar outros países, sejam eles vizinhos ou não. Isso ajuda a mostrar a imagem verdadeira do país — que muitas vezes é deturpada por agências e mídias nacionais e internacionais — que é de ajudar outros países, inclusive aqueles que não mantêm relações diplomáticas com Israel”, afirmou.

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal