Aluna nota 1000 na redação do Enem ganha apoio e vai conseguir estudar

A estudante Rilary Manoela Coutinho, 18 anos, aluna nota 1000 no Enem, mora em Itapiranga, a 340 quilômetros de Manaus (AM). Mas, sem condições financeiras para o transporte e também para se manter na capital, ela estava ameaçada de perder a vaga para Engenharia Civil.
A notícia boa é que a história dela viralizou e o Departamento de Assistência Estudantil (Daest) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) se colocou à disposição para ajudar a jovem a estudar sem custos.
A universidade parabenizou a estudante e emitiu uma nota de apoio informando que a inscrição na universidade e totalmente on-line- e por isso, não há necessidade da jovem ir até a capital para se inscrever.
5 horas de viagem
Em 2022, Rilary tirou nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foi aprovada no curso de engenharia de materiais da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mas o percurso entre Manaus e Itapiranga, de 5 horas de viagem, e o custo diário com passagem, ao valor de R$ 78,00, inviabilizaram os estudos.
Durante a pandemia o irmão mais velho de Rilary precisou trancar o curso de engenharia de software pelos mesmos motivos que amedrontam a estudante.
“Antes mesmo de saber as pontuações do Enem, já tinha conversado com a minha família e dito que iria continuar estudando para fazer os vestibulares que são das próprias universidades e tentar ingressar somente em julho”, afirmou a estudante.
Bastante consciente, Rilary calculou cada detalhe sobre as necessidades que têm. “Não consigo agora, no início do ano, por questões logísticas mesmo, como moradia e meio de transporte, iniciar uma faculdade em Manaus”, disse. Mas, certamente, agora com o apoio da universidade a estudante conseguirá realizar o sonho.
Ajuda em boa hora
No site da UFAM, o Daest parabeniza Rilary e informa que o departamento dispõe de editais de apoio àqueles universitários em vulnerabilidade socioeconômica, ofertando auxílio-acadêmico, auxílio-moradia, auxílio-residência universitária, auxílio-inclusão digital, auxílio-creche e auxílio-material acadêmico de alto custo, com o objetivo de garantir a permanência do discente na universidade.
A UFAM tem nove Restaurantes Universitários (Rus) que oferecem refeição subsidiada à comunidade discente e gratuidade no café, almoço e jantar aos alunos que recebam os auxílios da instituição.
É a segunda vez que a estudante se vê no dilema de perder a vaga na faculdade pública pelas dificuldades financeiras.
Leia mais notícias boas
- Aos 12 anos, menino é aprovado em concurso público em Tocantins
- Filha de lavrador e doméstica é aprovada em medicina após 17 tentativas
- Auxiliar de pedreiro de 50 anos é aprovada para Engenharia na UFPA
Íntegra da nota
“Departamento de Assistência Estudantil da UFAM (Daest) vem parabenizar aos/às amazonenses que foram aprovados nos processos seletivos de ingresso nas universidades públicas do país. Sentimo-nos muito felizes com o desempenho nota 1.000 na redação do ENEM dos jovens Rilary Manoela Coutinho e Luiz Henrique Nogueira, e em nome deles parabenizamos todos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Vocês são o nosso futuro.
O DAEST aproveita esse momento para informar que as aulas dos calouros (semestre 2023/1) iniciarão em 24 de julho de 2023 e que nossa matrícula institucional é totalmente online, não havendo necessidade do(a) aprovado(a) se deslocar até Manaus para se tornar parte de nosso corpo discente.
Também divulgamos que o DAEST possui editais de apoio àqueles em vulnerabilidade socioeconômica, ofertando auxílio acadêmico, auxílio moradia, auxílio residência universitária, auxílio inclusão digital, auxílio creche, auxílio material acadêmico de alto custo e que o objetivo é garantir a permanência do(a) discente na universidade.
A UFAM possui 9 Restaurantes Universitários, ofertando refeição subsidiada à comunidade discente e gratuidade no café, almoço e jantar aos alunos que recebam nossos auxílios. Temos compromisso com a ciência, educação e responsabilidade social.”
Com informações do portal Marcos Santos e site Amazonas

Shakira mobiliza US$ 1,25 milhão para reconstruir escolas e visita áreas do terremoto na Colômbia
Ciclista adota filhote que o encontrou durante pedal em SC e o leva dentro na blusa; vídeo
Após 55 anos e teste de DNA, homem que viveu em orfanato descobre o pai e conhece 60 parentes
Veja como está a árvore de pequi preservada no meio de uma avenida de Tocantins, 6 anos depois
Cadela Meg ajuda bombeiros a encontrar idosa com Alzheimer desaparecida na mata em MG
Após 44 anos em zoológico, elefante Sandro vai para santuário no MT em setembro
Idoso com Down de SP faz 80 anos e ganha título de “o mais longevo do Brasil”, vídeo
Bitelo, ex-servente de pedreiro brasileiro, levanta 420 kg e é aplaudido por astro de Game of Thrones; vídeo
Glória Menezes parte aos 91, cinco anos depois do grande amor Tarcísio Meira; juntos para sempre
Laura Cardoso: relembre grandes personagens que ficaram na memória dos brasileiros
Veja como será a 1ª Universidade Federal do Esporte, no DF; aulas devem começar em 2027