Cientistas desenvolvem lente de contato para quem sofre de glaucoma

Um grupo de cientistas desenvolveu uma lente de contato inteligente capaz de permitir que pessoas que sofrem de glaucoma consigam enxergar. Os primeiros resultados da pesquisas são positivos e mostram que o uso da lente possibilitará melhora na qualidade de vida para quem sofre da doença que impede a visão, causa dores nos olhos e de cabeça.
A lente de contato inteligente é desenvolvida pelo grupo de cientistas liderado por Tae Yeon Kim, na Universidade de Ciência e Tecnologia Pohang (Coreia do Sul). O estudo foi publicado na revista científica Nature Communications.
O glaucoma é uma doença ocular na qual o nervo óptico funciona mal devido ao aumento da pressão intraocular (PIO) causado pelo bloqueio do canal de drenagem no olho. Essa condição restringe a visão periférica e pode levar à perda da visão em casos graves.
Lente
O glaucoma é uma doença ocular crônica, que ainda não tem cura, e provoca lesão no nervo óptico e alterações no campo visual, podendo levar à cegueira.
Os pacientes com glaucoma precisam controlar os níveis da pressão intra-ocular (PIO) durante a vida, pesquisadores tentam automatizar o processo, o que poderá melhorar significativamente a qualidade de vida desses pacientes, além de aumentar sua segurança.
A lente, que contém um sensor de pressão intraocular e um sistema de aplicação de medicamento, pertence à classe emergente dos dispositivos teranósticos, um termo composto que se refere a fazer simultaneamente o diagnóstico e a terapia.
O sensor, que é feito de nanofios ocos de ouro, apresentou uma alta sensibilidade à tensão ocular, excelente estabilidade química e biocompatibilidade.
O sistema flexível de entrega de medicamento fornece sob demanda o medicamento timolol, para controle da pressão intraocular.
Ambos são integrados a um sistema de alimentação sem fio e um chip de comunicação, que dá informações sobre o funcionamento das lentes inteligentes a um aplicativo rodando no celular.
Leia mais notícias boas:
- Vídeo no TikTok salva bebê com glaucoma. Desconhecida alertou a mãe. Assista!
- Colírio à base de açafrão pode frear glaucoma
- Pintora de 7 anos ajuda amigo com glaucoma: enxergar
Perspectivas
A expectativa é que a nova lente de contato teranóstica possibilite um tratamento de glaucoma personalizado com máxima eficácia e mínimos efeitos colaterais.
O sistema é aplicável a vários dispositivos vestíveis, além das lentes de contato inteligentes.
A equipe já se prepara para transformar os protótipos de laboratório em um produto comercial, que possa chegar aos pacientes.
Em 2022, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) calculava que que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas no Brasil sofria com o diagnóstico de glaucoma.
Porém, especialistas advertem esse número se refere apenas aos diagnósticos confirmados após exames.
De acordo com oftalmologistas, muitas pessoas têm a doença e não sabem ainda. Em 2020, a estimativa era de 80 milhões de pessoas com glaucoma em todo o mundo.
Com informações do Diário da Saúde e da Agência Brasil

Shakira se emociona na despedida do Ghetto Kids e promete reencontro com crianças de Uganda; vídeo
Vozinha é contratado pelo Colo-Colo após encantar o mundo na Copa; anúncio oficial no Instagram
Agosto terá chuva de meteoros e dois eclipses; um poderá ser visto no Brasil
Bebê segura estetoscópio do médico com força logo após nascer e vídeo diverte a internet
Caio Bonfim é ouro na maratona de Marcha Atlética e bate recorde sul-americano
Cucurella emociona ao revelar porque deixa o cabelo comprido: para o filho autista; vídeo
Veja o ranking das 20 cidades mais seguras do Brasil
Vovó com Alzheimer “entrevista” a neta todo dia e amor e paciência encantam as redes; vídeo
Brasileiro de 16 anos tira maior nota do mundo em Olimpíada de Economia e é ovacionado na China; vídeo
Veja como está a mãe que encontrou a filhote resgatada: as duas foram adotadas juntas; vídeo
Música inédita de Marília Mendonça parece recado para o filho: “Tudo Vai Ficar Bem”