Brasileira que viveu na rua hoje fatura R$ 6 milhões com salgadinhos

Uma brasileira que viveu na rua até 1997 passou a vender salgadinhos e deu uma virada impressionante na vida.
‘Nunca desistir’, este é o lema da Marleide Monteiro, de 53 anos. Ela virou empresária e confeiteira e abriu sua primeira loja no ano de 1997, em Santos (SP). Foi quando tomou uma decisão inovadora para empreender: focar nas vendas com ajuda de porteiros dos prédios.
“Quando cheguei a Santos, escrevi ‘Marleide’ com esmalte num pano de prato e fui vender na rua. Mas ninguém confiava muito. Aí, tive a ideia. Os porteiros eram o meu YouTube e Instagram da época”, brincou.
Infância roubada
Filha de feirante, Marlene sempre sonhou em trabalhar no ramo da alimentação. Passou boa parte da vida em situação de rua com os irmãos.
Aos 8 anos, Marleide e os irmãos passaram por uma tragédia. Seu pai, que era muito violento, assassinou a mãe dela. Na época, os irmãos foram morar com parentes que, sem condições, acabaram abandonando-os. Aí todos foram parar nas ruas. Ela conta como eles sobreviveram:
“Começamos a vender vagas na fila do INSS. Dormíamos na fila, éramos os primeiros, e vendíamos o lugar para quem queria ser atendido. Eu só não queria pedir esmola”, contou a empresária.
Aprendeu a fazer pizzas
Aos 12 anos, a confeiteira trilhava seus primeiros passos no ramo como ajudante numa pizzaria. Ao impressionar os donos, Marleide teve a oportunidade de fazer sua primeira pizza.
O tempo se passou e, em 1997, a mulher abriu a primeira loja, após se casar. A loja fica localizada no bairro Campo Grande, em Santos, e funciona até hoje!
Sucesso chegou com salgadinhos
Com o sucesso aparente, a mulher, que vendia salgadinhos, conseguiu abrir uma rede de cinco lojas nos principais pontos do litoral de São Paulo.
Segundo ela, o sucesso de suas guloseimas deve-se à mentalidade de investir nos lucros do negócio e na expansão da marca.
No entanto, devido a problemas de saúde, a empresária resolveu viver a vida com mais calma. “Tive um princípio de AVC há oito anos e precisei mudar meu estilo de vida”, relata.
Leia mais notícias boas:
- Vovó, aos 84 anos, volta a estudar e conclui ensino médio. Superação!
- Ex-sem-teto comemora aniversário com moradores em situação de rua e se emociona
- Cabeleireiro faz transformação e muda vida de pessoas em situação de rua sem cobrar
Exemplo!
Atualmente, a confeitaria Marleide Monteiro possui duas lojas e uma fábrica. A empresa faturou mais de 6 milhões e expandiu os ganhos em 33% apenas em 2022. Um baita exemplo de gestão!
A equipe conta com 18 funcionários ao todo e tem um modelo de lucro participativo, para motivar os trabalhadores.
Com os pés no chão, Marleide usa seu exemplo. “Digo aos colaboradores que eles têm que sair e passear com a família, aproveitar a vida. O trabalho não é tudo”, ensina.
Agora, a empresa está focada em vender cursos do método de sucesso de Marleide, focado em empreender. E aí, não é para aplaudir?
Com informações de Expresso PB.

Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video
Imagem gigante de Cristo em prédio leva amor e esperança ao centro de São Paulo; vídeo
Rússia contrata brasileiro que trabalhou em padaria para comprar 1º computador
Peixe betta branco fica azul de felicidade após ganhar um lar; vídeo viralizou
Shakira terá maior palco já montado em Copacabana; show em maio
Abril terá passagem de cometa e 2 chuvas de estrelas cadentes: veja as datas
Inseparáveis! Cadela e gatinha têm patas amputadas juntas e amizade comove casal; foram adotadas