Novo exame de sangue pode detectar câncer de próstata com 94% de eficácia

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Novo exame de sangue pode detectar câncer de próstata com 94% de eficácia
Foto: Divulgação Tauseef Mustafa/AFP.

Um novo exame de sangue promete identificar o câncer de próstata com 94% de eficácia e sem obrigar o homem a fazer o exame de toque. Chamado de Prostate Screening EpiSwitch (PSE), ele e é muito superior ao PSA (Antígeno Específico da Próstata), um dos métodos de diagnóstico menos invasivos disponíveis.

O exame está em desenvolvimento pela Oxford Biodynamics em parceria com a Universidade de East Anglia, no Reino Unido e os pesquisadores comemoraram os resultados:

“Este novo teste PSE é preciso, rápido, minimamente invasivo e barato. Se for bem-sucedido em estudos maiores, pode melhorar significativamente o diagnóstico de câncer de próstata”, afirmaram os autores em um estudo publicado na revista Cancers.

Como funciona

O exame é uma mescla entre a tecnologia PSA e o teste epigenético EpiSwitch, que é justamente o que faz aumentar a confiabilidade do exame.

O estudo piloto envolveu 147 pacientes. Ao comparar os resultados do teste PSA padrão, os pesquisadores constataram que o PSE tem um diagnóstico muito mais preciso em detectar homens que possam vir a ter câncer de próstata.

Os resultados apontaram números próximo de 92% para sensibilidade e 4% de especificidade, ou seja, a técnica fornece resultados precisos para exames negativos ou positivos. 

Para Dmitry Pshezhetskiy, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, o teste pode trazer uma maior confiabilidade em relação à maioria dos exames para diagnóstico de câncer de próstata que são realizados atualmente. 

“Atualmente não existe um teste único para o câncer de próstata, mas os exames de sangue PSA estão entre os mais usados com conjunto com exames físicos, exame de ressonância magnética e biópsias”, afirmou.

Ainda sobre o diagnóstico da doença, Dmitry acrescentou: “Os exames de sangue de PSA não são usados rotineiramente para rastrear o câncer de próstata, pois os resultados podem não ser confiáveis”.

Segundo o pesquisador, apenas um quarto das pessoas que faz uma biópsia de próstata devido a um nível elevado de PSA são diagnosticadas com câncer de próstata.

Com os primeiros testes já realizados e os resultados positivos, os pesquisadores agora irão aplicar o estudo em um grupo de homens em que o status do câncer é desconhecido.

Leia mais notícias boas

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o terceiro tumor mais comum, ficando atrás apenas do câncer de pele e do de mama. Mais prevalente em homens, a evolução da doença é silenciosa, mas alguns sintomas podem ajudar no diagnóstico. 

Confira alguns dos sintomas do câncer de próstata. E lembre-se, em caso desses sinais, procure ajuda médica urgente!

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em iniciar ou finalizar o jato urinário;
  • Diminuição do jato urinário;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Presença de sangue na urina

A avaliação da próstata é baseada em dois exames:

  • O toque retal, onde o médico a partir do toque consegue avaliar se pode ou não existir algum nódulo duro, e o PSA;
  • O exame de sangue, o PSA , que, a partir da dosagem da proteína antígeno prostático, que é produzida apenas pela próstata, pode indicar ou não o risco da doença.

Homens de 45 anos

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens do grupo de risco façam consultas periódicas e realizem pelo menos uma vez por ano o exame de PSA. 

Os exames devem ser feitos a partir de 45 anos de idade, se não houve nenhum caso de familiar com a doença.

Lembrando, que este tipo de tumor é a segunda principal causa de morte por câncer em homens no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

A notícia boa é que a descoberta da doença em fase inicial pode ajudar no tratamento e salvar o homem com câncer de próstata!

Cartaz em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado a prevenção contra o câncer de próstata. Foto: Reprodução/Governo Federal.

Cartaz em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado a prevenção contra o câncer de próstata. Foto: Reprodução/Governo Federal.

Com informações do Ministério da Saúde e de UEA