Spray nasal da Pfizer combate enxaqueca aguda 15 minutos após aplicação

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Spray nasal da Pfizer combate enxaqueca aguda 15 minutos após aplicação
Zavzpret, primeiro spray nasal contra enxaqueca, obteve resultados efetivos nos testes da Fase 3. Foto: Reprodução/Pfizer e DrauzioVarella.

Alô, aqui quem fala é ela, a Pfizer! A Pfizer voltou e dessa vez ela trouxe mais uma ótima novidade. Acaba de ser anunciado o primeiro e único spray nasal contra enxaqueca do mundo! A novidade é desenvolvida pela farmacêutica Pfizer e teve aprovação da Food and Drug Administration (FDA) na última sexta-feira (10).

O Zavzpret, nome dado ao spray nasal que promete combater a enxaqueca, é indicado para o tratamento agudo da doença em adultos.

Os estudos da Fase 3 foram publicados na prestigiada revista científica The Lancet Neurology e apontaram que o spray nasal demonstrou alívio da dor da enxaqueca em 15 minutos após a aplicação. Os efeitos, para muitos pacientes, duraram até 48 horas.

Fase 3

O objetivo do estudo, segundo os pesquisadores, foi atingido. Uma dose única, cerca de 10 mg de Zavzpret, foi mais eficaz que o placebo para ausência de dor e dos sintomas da doença.

“Os resultados deste estudo demonstram o potencial do Zavzpret como um tratamento eficaz com spay nasal para enxaqueca, um distúrbio neurológico que afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo”, comemorou Richard B. Lipton, autor principal do artigo e professor do Departamento de Neurologia na Faculdade de Medicina Albert Einstein.

Richard argumentou ainda que, ao final dos testes na Fase 3, é possível dizer que o remédio é um método de tratamento alternativo, tendo potencial para preencher uma lacuna importante nas opções do combate à enxaqueca aguda.

O estudo

O estudo foi realizado com a participação de 1405 pessoas, aplicadas com placebo ou dose única de 10 mg do spray. Os participantes eram monitorados durante suas crises de enxaqueca aguda e foram convidados a registrarem a intensidade da dor e cabeça com base em uma escala de quatro pontos.

O Zavegepant demonstrou ser muito eficaz no tratamento agudo da enxaqueca, tendo apresentado melhores resultados que o placebo em 13 dos 17 parâmetros secundários, incluindo o alívio da dor.

Leia mais notícias boas

Exercícios para aliviar enxaqueca e dores no pescoço: cartilha gratuita ensina

EUA e Europa aprovam injeção contra enxaqueca

Remédio contra a enxaqueca: caseiro e natural

Efeitos adversos

Os efeitos adversos foram pequenos, sendo a maioria alteração do paladar, desconforto nasal e náuseas. Não houve nenhuma adversidade grave diagnosticada durante os testes.

“Se aprovado pela FDA (e foi!), o Zavegepant tem o potencial de ser uma nova opção significativa de tratamento para pessoas com enxaqueca, particularmente aquelas que desejam o alívio de ação rápida ou se beneficiaram de um método alternativo.”, disse James Rusnak, vice-presidente sênior e diretor de desenvolvimento da Pfizer.

FDA

Pode comemorar, James! Na última sexta-feira (10) a FDA, Food and Drug Administrativos dos Estados Unidos, aprovou o Zavzpret!

“A aprovação do Zav Pret pela FDA marca um avanço significativo para pessoas com enxaqueca que precisam se livrar da dor e preferem opções alternativas aos medicamentos orais”, comemorou Angela Hwan, diretora comercial e presidente de negócios biofarmacêuticos da Pfizer.

Agora, com a aprovação da FDA, a Pfizer prevê que o medicamento já esteja disponível nas farmácias em julho de 2023.

Enxaqueca

A Organização Mundial da Saúde classifica a enxaqueca como a segunda principal causa de incapacidade no mundo. 

Caracterizada por ataques, com duração de quatro a 72 horas com múltiplos sintomas, como dores de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz e ao som, a enxaqueca agora vai ter um novo tratamento!

Spay nasal contra enxaqueca, em fase de teste, chegou a aliviar dores agudas 15 minutos após aplicação. Foto: Reprodução/Metrópoles.

Spay nasal contra enxaqueca, em fase de teste, chegou a aliviar dores agudas 15 minutos após aplicação. Foto: Reprodução/Metrópoles.

Com informações de Pfizer.