Reator movido a energia solar recicla plásticos e gases do efeito estufa

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Reator movido a energia solar recicla plásticos e gases do efeito estufa
Novo reator desenvolvido por pesquisadores de Cambridge, recicla plástico e gases do efeito estufa usando apenas energia solar. Foto: Reprodução/Universidade de Cambridge e Senac.

Vitória da ciência e do meio ambiente! Cientistas desenvolveram um sistema que transforma resíduos plásticos e gases do efeito estufa em combustível. E o melhor, tudo isso feito a partir de um reator movido a energia solar. É dupla sustentabilidade!

Os pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, conseguiram desenvolver uma máquina capaz de converter dióxido de carbono (CO2) e plásticos em diferentes produtos que podem ser úteis para várias indústrias. 

Nos estudos iniciais, o CO2 foi transformado em base para combustíveis líquidos sustentáveis, e o resíduo plástico, foi transformado em ácido glicólico, um ácido muito utilizado na indústria de cosméticos. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature Synthesis.

Economia sustentável

Os resíduos plásticos e os gases de efeito estufa são grandes ameaças na luta contra a poluição do nosso planeta. O reator movido a energia solar pode ser a alternativa. Para os pesquisadores, esta possibilidade leva a um passo muito importante para uma economia sustentável.

O professor Erwin Reisner, do Departamento de Química, afirmou que: “A poluição plástica é um grande problema em todo mundo e, muitas vezes, muitos dos plásticos que jogamos nas lixeiras são incinerados ou acabam em aterros”.

Subhajit Bhattacharjee, coautor do artigo e também pesquisador em Cambridge, disse que o grande diferencial no novo reator desenvolvido, é a capacidade de unir os processos de reciclagem de plástico e gás em uma só tecnologia. 

“Uma tecnologia movida a energia solar que pode ajudar a lidar com a poluição plástica e os gases do efeito estufa ao mesmo tempo pode ser um divisor de águas no desenvolvimento de uma economia circular”, afirmou.

Leia mais notícias boas

Funcionamento

O reator é integrado com dois diferentes compartimentos, sendo um para plástico e outro para gases do efeito estufa. O equipamento usa ainda um absorvedor de luz com base em perovskita, uma tecnologia que absorve luz solar de maneira bem eficiente.

A equipe ainda projetou diferentes catalisadores, que quando integrados ao absorvedor de luz, tem potencial para gerar diferentes produtos.

Nos testes iniciais, com o reator em condições normais de temperatura e pressão, foi possível converter garrafas PET e CO2 em diferentes combustíveis à base de carbono. 

“Geralmente a conversão de CO2 requer muita energia, com nosso sistema, basicamente, você apenas acende uma luz e começa a converter produtos nocivos em algo útil e sustentável”, disse Motiar Rahaman, co-primeiro autor do artigo.

A versatilidade e a capacidade em ser reajustado para produzir diferentes tipos de materiais é o que chama a atenção no novo reator.

E o futuro?

Os pesquisadores receberam um novo financiamento do Conselho Europeu de Pesquisa para ajudar no desenvolvimento do reator movido a energia solar.

Nos próximos cinco anos, há planos para desenvolver e aprimorar ainda mais o projeto. Eles afirmam que é possível reproduzir técnicas semelhantes em larga escala, podendo desenvolver uma usina de reciclagem totalmente movida a energia solar.

“Desenvolver uma economia circular, onde fazemos coisas úteis a partir de resíduos em vez de jogá-los em aterros sanitários, é vital se quisermos abordar de forma significativa a crise climática e proteger o mundo natural”, afirmou Erwin.

Reator criado na Universidade de Cambridge é movido a energia solar e promete ser revolucionário para o meio ambiente. Foto: Reprodução/Universidade de Cambridge.

Reator criado na Universidade de Cambridge é movido a energia solar e promete ser revolucionário para o meio ambiente. Foto: Reprodução/Universidade de Cambridge.

Com informações de Universidade de Cambridge.