Ex-detento conclui estudos na prisão e passa em Medicina na UFT

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Ex-detento conclui estudos na prisão e passa em Medicina na UFT
Wallace já cumpriu pena por tráfico de drogas. Agora, o ex-detento cursa medicina na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFT). Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Wallace Willian.

A ressocialização de pessoas que viveram no crime é sempre grandiosa! Wallace William da Costa, de 44 anos, é a história perfeita de superação. Ex-detento, ele concluiu os estudos na cadeia e agora está cursando Medicina pela Federal do Norte do Tocantins (UFT). 

Aos 18 anos, Wallace foi condenado e cumpriu quatro anos em regime fechado na Penitenciária José Edson Cavalieri. A história dele começou a mudar quando ainda estava cumprindo a pena. 

O ex-detento decidiu que aquele não seria o destino dele, passou a estudar incansavelmente: terminou o ensino médio ainda no sistema prisional, e desde então, nunca mais parou!

Volta aos estudos

O ex-detento percorreu um caminho e tanto do tráfico de drogas à Medicina. O estalo para o homem mudar de vida veio após a realidade da cadeia.

“Quando eu me vi privado da liberdade, vi que, ou eu continuava naquela vida ou ia mudar. Aí me deu um estalo e eu resolvi acabar de concluir o 2º grau dentro da penitenciária, em um processo supletivo”, disse.

Wallace teve muita força de vontade ao lutar por um novo futuro. Para ele, a persistência é a responsável pela mudança em sua vida. “Quando você bate no fundo do poço, você não tem mais para onde descer, então é onde você pega o impulso e sobe. Sempre vai haver esperança, desde que a pessoa queira. Sempre há uma nova forma de ver a vida”. Produção, cadê meu lencinho?

Preconceito

O homem passou por situações preconceituosas ao longo da vida. Quando saiu do regime fechado, Wallace que é de Juiz de Fora (MG) resolveu fazer um curso técnico em enfermagem, mas teve dificuldade em conseguir uma recolocação profissional.

“Fiz um processo seletivo para um dos hospitais de Juiz de Fora e passei em todas as partes. Um dia uma pessoa me perguntou se já tinha tido problemas com a Justiça. Falei que sim, mas que havia liquidado isso. Ela ficou de me ligar e até hoje nada”, lamentou.

Leia mais notícias boas:

Do tráfico de drogas à Medicina

Wallace é apaixonado pela área da saúde, e o homem se mudou para o Rio de Janeiro atrás de novas oportunidades. Ele foi aprovado em nove concursos públicos e tem no currículo trabalhos em instituições muito conhecidas, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela produção de inúmeras vacinas aplicadas na população brasileira.

Devido a um problema na coluna, Wallace teve que se aposentar cedo, mas não pense que o homem resolveu descansar! Com um maior tempo livre, Wallace aproveitou para estudar para um novo vestibular.

Agora vem a parte mais incrível ainda! A prova foi realizada em uma escola do Bairro Linhares, mesma região do presídio em que Wallace cumpriu a pena. 

O ex-detento foi aprovado em Engenharia e Odontologia, mas escolheu a Medicina como profissão. Atualmente o homem cursa o 2° período do curso e se sente muito feliz e realizado.

“Meu sonho é acabar de me formar e ajudar outras pessoas. Assim que eu me formar quero que pelo menos um dia da semana seja dedicado à doação, do que eu sei fazer para outras pessoas”, disse o futuro médico.

Wallace estudou bastante, foi aprovado nos cursos de engenharia e odontologia, mas o homem optou por cursar medicina, com foco em ajudar aqueles que mais precisam. Foto: Reprodução/G1.

Wallace estudou bastante, foi aprovado nos cursos de engenharia e odontologia, mas o homem optou por cursar medicina, com foco em ajudar aqueles que mais precisam. Foto: Reprodução/G1.

Com informações de G1.